Artigos

Qual a estratégia de trabalho para alcançar os alunos da Terceira Idade?

“O idoso também é gente, é sujeito, e, portanto, não pode ser tratado como um simples objeto – um objeto descartável” 
 
Em seu livro: Vida Para Consumoa transformação das pessoas em mercadoria, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman escreveu: “Numa sociedade de consumidores é muito difícil ser sujeito sem primeiramente se tornar objeto”.
 
Uma das marcas da cultura pós-moderna é a “coisificação” das pessoas, isto é, a transformação de sujeitos em objetos. E transformação de gente em mercadoria. Nesse aspecto, o que vale e o que conta hoje em dia em nossa sociedade líquida é aquilo que possui valor de mercado.

Continue Lendo

A Escola Dominical e sua influência na vida do adolescente

Adolescência é a faixa etária considerada a mais difícil da vida humana, tanto por pais como por psicólogos, professores e estudiosos do assunto. Por que seria esse o principal conceito? Por que a maioria das pessoas nega seus favores para ajudar os pequenos quase jovens nessa fase da vida?

Continue Lendo

O professor de Escola Dominical na era digital

Lembro-me, saudoso, das primeiras aulas que ministrei na ED, em 1988, quando ainda não havia textos com subsídios para a lição do próximo domingo e videoaulas na grande rede. Aliás, naquele tempo, sequer sabia o que era navegar pela web! Empunhando a minha primeira Bíblia — que hoje faz parte do meu museu particular, aqui em casa — e um exemplar de Lições Bíblicas, falava com certa desenvoltura, para um jovem de apenas 18 anos, a uma classe de juvenis bastante atenta. À época, também não existia smartphone para desviar a atenção dos alunos.

Continue Lendo

O ministério da sala de aula

É nesse espaço especifico da Escola Dominical que me situo para, através do ministério do ensino, avançar no conhecimento da dinâmicadas relações professor/aluno, que dá vida aoprocesso de ensino e aprendizagem. É obvio que o ministério de ensino é uma prática que merece a observância da pedagogia de Jesus. Destacamos aqui a importância do ministériode ensino de Jesus (Mt 9.35), um ministério de total dedicação educacional do evangelho do Reino. Na verdade Jesus é considerado como um dos grandes Mestres da humanidade, porque Seu ensino se caracterizava pelo seu estilo de amorosidade, profundidade, didática inovadora, aplicabilidade e interação com seus ouvintes.Se, de um lado, a sala de aula absorve normas ditadas pela estrutura didático-administrativa da ED, por outro, ela constitui-se no principal espaço onde se desenvolvem as ideias e as propostas para mudanças nessa estrutura.

Continue Lendo

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.