Artigos

O Papel do Professor de Escola Dominical

Porque cada Escola Dominical é diferente, os critérios específicos para professores em cada igreja diferem. Uma amostra da descrição de um critério poderia ser: “Todos os obreiros designados para esta Escola Dominical devem ser salvos, membros da igreja, e estar de acordo com o seu posicionamento doutrinário. Devem ser assíduos na frequência, nas ofertas e nos esforços por viver uma vida cristã”.

Professores de Escola Dominical não devem ser apenas crentes nascidos de novo, mas devem haver experimentado a obra de Deus em suas vidas. Para ser qualificado a apresentar o evangelho de Cristo aos não salvos, devem ter certeza da própria salvação e manter uma vida espiritual consistente, sujeitando-se diariamente ao Espírito de Deus. A fim disso, devem ser capazes de alimentarem a si mesmos de sua Palavra.

Professores de Escola Dominical devem concordar com a igreja local para que não haja conflito de propósitos: os alunos devem aprender as mesmas doutrinas bíblicas tanto na Escola Dominical quanto nos sermões dos cultos.

O papel mais importante de um professor de Escola Dominical é ser pastor de seu rebanho de alunos. Isso significa que o professor de Escola Dominical tem a mesma responsabilidade pelas ovelhas de sua classe que o pastor tem por todo o rebanho. 

Assim como o pastor, o professor é um exemplo. Assim como o pastor, deve ensinar a palavra de Deus. E deve, assim como o pastor, visitar os ausentes e buscar os que se afastaram.

O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL É O PASTOR DO REBANHO DE ALUNOS.

Observe como as três responsabilidades do pastor, listadas em Atos 20.28-30, referem-se ao professor de Escola Dominical:

1. Liderar o Rebanho. Paulo disse aos anciãos de Éfeso que deveriam ser sérios quanto a seguir a Deus e a liderar o rebanho que o Senhor lhes confiara. O líder deve comandar pelo exemplo. O professor de Escola Dominical é em primeiro lugar um líder espiritual.

2. Alimentar o Rebanho. Assim como o pastor alimenta o rebanho, deve o professor de Escola Dominical apresentar a Palavra de Deus aos alunos. Ele ensina pela leitura, pelo relato de histórias, por perguntas e respostas, e por debates orientados. Usa recursos visuais, repetição e explanação. O professor deveria usar todo o possível para alcançar e ensinar cada aluno.

3. Cuidar do Rebanho. Paulo advertiu os anciãos de que “lobos cruéis” viriam de fora tentar destruir o rebanho (v. 29). Por essa razão, deveriam ser vigilantes. Paulo também observou que alguns poderiam erguer-se dentre o rebanho para dividi-lo. Assim como o pastor deve proteger as ovelhas, deve o ministro proteger sua congregação. Seguindo este exemplo, o professor de Escola Dominical deve cuidar de seu rebanho de alunos. Isso significa atentar ao absentismo por duas semanas consecutivas. O professor deve mandar um cartão, contatar o aluno por telefone ou visitá-lo pessoalmente.O professor cuida de suas ovelhas desgarradas. E as que estão doentes precisam de um “telefonema protetivo” para encorajá-las na fé. O velho ditado continua verdadeiro: O professor visitador gera alunos frequentadores.

Texto extraído da obra “O que Todo Professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer L Towns*, editada pela CPAD. 

*Elmer L Towns é coordenador da Escola de Religião da Liberty University. Leciona numa das mais populares classes de Escola Dominical nos Estados Unidos – a classe de pastores com dois mil membros da Igreja Batista de Thomas Road, em Lynchburg, Virgínia. Elmer Towns e sua esposa, Ruth, têm três filhos crescidos.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.