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O ministério da sala de aula

É nesse espaço especifico da Escola Dominical que me situo para, através do ministério do ensino, avançar no conhecimento da dinâmicadas relações professor/aluno, que dá vida aoprocesso de ensino e aprendizagem. É obvio que o ministério de ensino é uma prática que merece a observância da pedagogia de Jesus.Destacamos aqui a importância do ministériode ensino de Jesus (Mt 9.35) , um ministério de total dedicação educacional do evangelho do Reino. Na verdade Jesus é considerado como um dos grandes Mestres da humanidade, porque Seu ensino se caracterizava pelo Seu estilo deamorosidade, profundidade, didática inovadora,aplicabilidade e interação com seus ouvintes.Se, de um lado, a sala de aula absorve normasditadas pela estrutura didático-administrativa da ED, por outro, ela constitui-se no principal espaço onde se desenvolvem as ideias e as propostas paramudanças nessa estrutura.

Por isso, a ED deve ser entendida como um espaço educacional de transformações constantes nas áreas didática eadministrativa, pois trata-se de uma instituição que não pode ser estaticamente imutável, porque é adinâmica da relação professor/aluno e estruturade ensino que devem ditar as regras de gestãoe aprofundamento epistemológico.É no cotidiano da sala de aula que a fi losofi ade um curso da ED que está sendo ministradoe a sua estrutura e organização curricular são postas à prova. Para além de sua relação com atotalidade da instituição, a sala de aula constitui,na ED, um espaço de captação das demandas epressões espirituais.

No ministério do professor dominical, a sala de aula ocupa tempo e espaço relevantes. O professor não pode confundir sala de aula compúlpito. O púlpito é um espaço para pregação e asala de aula, claro, um espaço para o ensino. Isto entendido fica mais fácil identificar a diferença entrepúlpito e sala de aula, porque muitos professores dominicais confundem o ministério de ensino como ministério de pregação. Ser professor dominical é ser guia, orientador, ensinador, pedagogo do evangelho.Podemos dizer que a vida ministerial do professordominical, que no seu ministério em sala de aula o professor dominical se dedica por inteiro a ela, com sua teologia, sentimentos, intelecto e prática pedagógica. É também nesse ministério dominical que ele atua com regularidade,constância e espontaneidade, esta decorrendo,muitas vezes, da não refl exão sobre as ações quese reproduzem domingo a domingo. Essas ações realizaram-se baseadas na probabilidade, semo cálculo rigoroso de suas implicações.

Nelas, pensamento e prática se unificam, sem que asideias em que se baseiam as decisões se elevemao nível da reflexão teórica. É em razão desse agirnão reflexivo e não questionador que a tendênciado ensino da ED da sala de aula se caracteriza muitas vezes por uma prática pragmática e nãopor uma práxis. É nesse fazer não rigoroso, porque espontâneo, que predispõe o professor dominicalà acomodação, à insatisfação, à prática de modismos, de hábitos, costumes e técnicas não bem definidas e organizadas. A sala de aula é um desafio que todo professor dominical deve ter em mente, que ele precisater consciência de sua missão, que deve encararcomo um ministério que exige compromisso, responsabilidade, seriedade e total dedicação.Essas ideias surgem, bem como às de outros teólogos da educação dominical por mim refletidas anteriormente sobre relações professor-aluno emsala de aula. ED é um espaço onde a glória de Cristo deve refletir a vocação do obreiro que sepropõe a ensinar o evangelho da graça de Deus.O ministério de ensino dominical agora deveampliar o foco da escola abrangendo toda a estruturade ensino, compreendendo a diversidades dedisciplinas que são ministradas a cada trimestre,a diversidades de características psicológicas dea diversidades de características psicológicas decada faixa etária, oferecendo características própriasdos seus conteúdos e procedimentos de ensino.

A sala de aula e o ministério do professor dominicale dos alunos deveria ser a questão primeira daadministração de uma igreja local. Levantar osproblemas e as necessidades pedagógicas emsala de aula permitiria avançar na explicitação deoutros componentes institucionais e teológicosque se relacionam imediata ou mediatamentecom o ensino e que intervém na sua concepçãoe forma de efetuar-se.A razão de muitas classes dominicais fracassaremse encontra na política eclesiástica como édistribuído as tarefas educacionais e administrativasda ED, não levando em consideração a formaçãotécnico-teológica do professor dominical, bemcomo o plano de desenvolvimento institucional da escola. O grande problema é que muitos pastores pensam que a ED deve ter a mesmaestrutura de uma igreja, onde a sala de aula deveimitar um culto, por exemplo. Este modelo de ensino dominical tem levado a prática de ensinoa falência, a estagnação e rejeição por parte dosalunos. Ninguém quer frequentar uma escola quetem a cara de um culto. O culto tem sua própriaestrutura administrativa e espiritual, mas a sala deaula é um espaço onde o ministério do professor dominical deve seguir todas as exigências cabíveis de uma estrutura e funcionamento da ED.Foi desse ministério de ED, portanto, que partipará conhecer o ensino e para nele intervir.

Como professor, educador, pedagogo e mestre em ciênciasda educação, vejo que há uma profunda deficiência em muitas igrejas que possuem o ministério de ED,pois não há critérios, normas, gestão e preparo depessoas habilitadas e capazes de oferecer o melhorensino da Palavra. Melhor falando, é através de uma atuação investidora e questionadora na salade aula que provocamos a ruptura com as deficiências educacionais da ED, passando da ineficiência pedagógico-administrativa à visão transformadora pedagógico-administrativa à visão transformadorado ministério de sala de aula.Para saber dos professores dominicais aconcepção que tinham do ministério de Ensinare do que facilitava ou dificultava o seu bem desenvolvimento, elaborei um questionáriocujas questões referiam-se ao ato de ensinare às circunstancias em que ele acontecia.

O instrumento de verificação recebeu o nome de Ensino Dominical. Como resultado da minhatese de pós-doutorado em teologia, abordandoa seguinte pesquisa: o legado pedagógicodo puritanismo – a educação teológica comoprofessor de transformação social. Esta tese foiapresentada à banca de doutorado da Universidadeda AWU nos Estados Unidos da América,em novembro de 2014. Uma amostra de 10%da totalidade dos professores foi escolhida,representando as categorias de titulação doprofessor ao superintendente. Considerou-setambém o tempo de ministério/docência dessesobreiros variando de um a dez anos ou mais,43 professores responderam ao questionário.Neste trabalho, tomei como objeto de análisequatro questões abertas por oferecer aosprofessores a oportunidade de falar sobre o seuministério de ensinar, como abaixo:. Que habilidades, conhecimento ou atitudesnão defi nidos no presente questionário lhe parecemimportantes para o sucesso no ministériode professor dominical: Quais e por quê? Combase em sua experiência docente/dominical,que atitudes dos professores, expressas na suaconduta de ensino, favorecem ou difi cultam oaprendizado do aluno?. Do ponto de vista das condições de ministério em sua igreja/escola bíblica dominical, o que facilita ou dificulta suas atividades pedagógicas?.Gostaria de melhorar seu ministério de ensino?Como? Considerando todas as questões acima, como avaliá-las?

Artigo de Roberto dos Santos publicado na Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

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