Lição 9 - Na Igreja, a Família Espiritual

1º Trimestre de 2019

ESBOÇO DA LIÇÃO:
O QUE É IGREJA
A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS, FUNDADA POR DEUS
COMO ME TORNAR MEMBRO DA IGREJA

OBJETIVOS:
Conceituar a Igreja;
Mostrar os aspectos divino e humano da Igreja;
Conscientizá-los da importância de participar do Corpo de Cristo.

KOINONIA: A COMUNHÃO CRISTÃ NUMA DIMENSÃO TERRENA

Prezado professor, Prezada professora, você poderá iniciar a aula desta semana perguntando o que é igreja. Estimule aos alunos a ler o texto bíblico de Mateus 16.18, conforme as instruções da seção “Quebrando a Rotina” da revista do professor. Explique a Igreja do Senhor é uma só, onde por intermédio de Jesus Cristo, ela reúne pessoas de diversas localidades do mundo. Não há limite geográfico ou temporal para a verdadeira Igreja de Cristo.

Entretanto, uma igreja local dividida não terá êxito em sua jornada terrena e jamais alcançará o objetivo da evangelização mundial. Você tem a oportunidade de desenvolver, nesse domingo, de tocar num assunto que foi determinante para o crescimento da Igreja Primitiva em Atos dos Apóstolos: A COMUNHÃO CRISTÃ.

A palavra Comunhão, de acordo com o texto bíblico no original, tem um sentido bem amplo. Proveniente do grego koinê, o termo remetente a essa palavra é KOINONIA. Este expressa os seguintes significados: “participação, quinhão; comunicação, auxílio, contribuição; sociedade, comunhão, intimidade, ‘cooperação’; (nos papiros, da relação conjugal)”1.  A ideia da palavra é expressar o vínculo perfeito de unidade fraternal dentro de uma comunidade específica cujas características essenciais são a cooperação e o relacionamento mútuo.

A Igreja de Cristo é a reunião de diversas pessoas (diferentes classes sociais, sexos e etnias). Essas pessoas formam − seja no bairro, no município, no Estado ou até mesmo no país − a “assembleia” visível [a comunidade do Altíssimo] e convocada por Deus para proclamar o Evangelho da salvação a toda criatura. Para atingir esse alvo, a comunhão cristã tem um papel preponderante na divulgação das Boas Novas.

Por intermédio da koinonia, a Igreja Cristã denotará a relevância do Evangelho de Jesus Cristo a uma sociedade, cuja paz e a verdadeira dignidade humana são seu objeto de busca frequente.  A igreja local está estabelecida nessa sociedade. Aquela precisa ser relevante e autêntica no desenvolvimento de suas ações. Por isso, a comunhão do Corpo de Cristo deve transparecer uma realidade visível de amor ao próximo entre os irmãos. Só assim que a sociedade sem Deus reconhecerá a graça acolhedora da igreja local e atentará para a proclamação do Evangelho de Cristo Jesus (At 2.46,47).

Por Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor Responsável pela revista Adolescentes Vencedores


 

 1 TAYLOR, W. C. Dicionário do N T Grego. 10. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Batista Regular, 2001, p. 119.


 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.