Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 7 - Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes

1º Trimestre de 2019

ESBOÇO GERAL
I – A TENTAÇÃO
II – A TENTAÇÃO DE JESUS
III – A TRÍPLICE TENTAÇÃO

TENTAÇÃO – A BATALHA POR NOSSAS ESCOLHAS E ATITUDES

Esequias Soares
Daniele Soares

O termo hebraico massá, “tentação, provação”, é um substantivo feminino e ao mesmo tempo o nome do lugar onde houve a rebelião dos israelitas contra Moisés e contra Deus: “E chamou o nome daquele lugar Massá e  Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não?” (Êx 17.7); “Também em Taberá, e em Massá, e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do SENHOR” (Dt 9.22); “E de Levi disse: Teu Tumim e teu Urim são para o teu amado, que tu provaste, em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá” (Dt 33.8). Apesar de ser um substantivo, aparece com certa frequência em nossas versões como verbo: “ou se já houve algum deus que tentou tomar para si um povo” (Dt 4.34, NAA); “Não tentareis o SENHOR, vosso Deus, como o tentastes em Massá” (Dt 6.16). Nas demais passagens, massa é traduzido como substantivo: “das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o SENHOR, teu Deus, te tirou; assim fará o SENHOR, teu Deus, com todos os povos, diante dos quais tu temes” (Dt 7.19); “as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas” (Dt 29.3); “Matando o açoite de repente, então, se ri da prova dos inocentes” (Jó 9.23). A Septuaginta traduziu massá por peirasmós, “tentação”, a mesma palavra usada com frequência no Novo Testamento como em: “E não nos induzas à tentação” (Mt 6.13). 

O nissá, de nassá, “testar, provar, tentar”, que às vezes vem junto com massá, tem o sentido de teste como na passagem do sacrifício de Isaque: “E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão” (Gn 22.1); “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova” (ARA, NAA); “Depois disto experimentou Deus a Abraão” (TB); e na visita da rainha de Sabá a Salomão (1 Rs 10.1). Esse teste tem por finalidade revelar ou desenvolver o nosso caráter (Êx 20.20; Jo 6.6). Muitas vezes, o sentido desse verbo é de experimento, até mesmo no campo científico. A Septuaginta traduziu nissá pelo verbo grego peirázo, “testar, experimentar, tentar, pôr à prova”, usado também no Novo Testamento (At 16.7; 24.6; Ap 2.2); e por ekpeirázo, “provar, por à prova, testar, tentar”, quatro vezes:

“Não tentareis o SENHOR, vosso Deus, como o tentastes em Massá” (Dt 6.16);

“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não... que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, e para, no teu fim, te fazer bem” (Dt 8.2, 16);

“E tentaram a Deus no seu coração, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite” (Sl 78.18 [77.18 LXX]).

Esse mesmo verbo ekpeirázo aparece também quatro vezes no Novo Testamento, na resposta de Jesus a Satanás: “Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4.7; Lc 4.12), uma citação em Deuteronômio 6.16; a terceira vez com o sentido de teste, por à prova (Lc 10.25), e a última vez quando o apóstolo Paulo chama a atenção dos crentes para não tentar a Cristo, citando a passagem de Refidim, de “Massá e Meribá” (Êx 17.1-7; 1 Co 10.9).

Texto extraído da obra “Batalha Espiritual”, editada pela CPAD. 

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula - pastor Esequias Soares

 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.