Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 2 - O Nascimento de um Líder Profético em Israel

4º Trimestre de 2019

ESBOÇO GERAL
I – O AMBIENTE FAMILIAR DE SAMUEL
II – SAMUEL: FRUTO DE ORAÇÃO
III – A DEDICAÇÃO DE SAMUEL 

Osiel Gomes

Para poder entender bem os fatos relacionados à vida do profeta Samuel, especialmente seu grande trabalho, que será desenvolvido como líder de Israel, é imprescindível que se leia os capítulos 1 a 16, os quais ele escreveu. Neles se encontram não somente aspectos relacionados à sua biografia, mas também seus atos.

Podemos crer que havia uma razão especial para a Septuaginta chamar os livros de I Samuel, II Samuel, I Reis e II Reis de I, II, III, IV Reinos, mudança que se sucedeu por causa da Vulgata Latina de Jerônimo, que passou a chamá-los de Reis. Na verdade, o conteúdo desses dois compartimentos bíblicos, Samuel e Reis, descreve com exatidão a elevação e a queda de Israel como nação, por não priorizar os preceitos divinos. Samuel será o precursor desse momento histórico da nação, posto que é ele quem fará o processo da transição de teocracia para monarquia, ungindo os dois primeiros reis de Israel — Saul e Davi.

É bem verdade que Deus sempre levantou alguns homens para começarem a história com o seu povo. Moisés é um grande exemplo. Por meio dele acontece o Êxodo, a entrega da lei; dentre outras coisas, ele é posto por Deus sobre Faraó (Êx 7.1). Pelo nascimento de Samuel, um novo momento histórico se dará para a nação israelita, pois ele será um vaso comprometido com Deus para fazer a vontade divina. Esses homens estiveram na brecha, conforme falou Ezequiel, procurando ser verdadeiros valores e exemplo para o povo. “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez 22.30).

Portanto, o épico narrativo envolvendo a pessoa de Samuel serve como estímulo para os pastores da atualidade no sentido de que o sucesso na liderança depende do compromisso que o líder tem com Deus. É seu trabalho não mudar o povo, mas atiçar a consciência de cada um para que saia do seu estado de apatia espiritual rumo a uma vida cheia de fé. 

O apóstolo Paulo falou que temos que servir a Deus com fervor (Rm 12.11), do grego zeo, que quer dizer “quente”, “zeloso para o que é bom”, mas isso só acontece se primeiramente aqueles que estão à frente da obra tiverem o coração dominado pelo poder de Deus, estiverem sempre ouvindo a sua voz, como aconteceu com Samuel.

Para o cenário que se descrevia naquela época, de sucessivas crises espirituais, atolados na fossa do pecado, sem liderança firme, pela quebra da lei divina, Deus vai levantar um homem que é fruto de voto e oração, que desde cedo aprendeu a servir na casa do Senhor, que procurava cumprir com os propósitos divinos, seu nome é Samuel. Esse homem será a voz profética conclamando a todos para um viver santo e sincero com Deus, apresentando o caminho para uma vida vitoriosa. 

Líderes frios, sem o poder de Deus na vida, não podem levantar um povo morto, pois, para profetizarem, têm que estar abarrotados da presença de Deus, daí ouvir o Senhor dizer: “Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel” (Ez 37.12).

Texto extraído da obra “O Governo Divino em Mãos Humanas”, editada pela CPAD. 

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula - pastor Osiel Gomes

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.