Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 6 - A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus

4º Trimestre de 2019

ESBOÇO GERAL
I – DEFINIÇÃO DE REBELDIA 
II – A REBELDIA DE SAUL
III – SAUL: UM LÍDER SEM CRITÉRIOS 

Osiel Gomes

O Dicionário Ilustrado da Bíblia1 define rebelião como “conduta ou discurso incitando à revolta contra autoridade constituída ou outro representante do governo legítimo” (Ed 4.15; Lc 23.19, sedição). O verbo rebelar-se tem uma conotação hebraica, segundo Vine, 2  própria e muito forte, posto que, em outros idiomas seu sentido é diversificado, tendo o sentido de irar-se, no aramaico; no árabe quer dizer disputa e, no siríaco, briga. Na sua essência, biblicamente falando, a rebeldia (marãh) se trata de uma oposição que alguém faz alicerçado no orgulho.

No aspecto bíblico, a rebeldia pode ser praticada tanto contra os líderes, os pais e Deus e sua Palavra. Veja:

• Filho rebelde (Dt 21.18).
• Jerusalém se rebelando contra Deus (Is 3.8).
• Homem de Deus se rebelando contra Deus (1 Rs 13.26).
• Homem se rebelando contra a Palavra do Senhor (1 Rs 13.21).
• Rebelião contra a Palavra do Senhor (Sl 107.11).

Os que praticam a rebeldia buscam desafiar a Deus e sua ordem (Lm 1.18), razão pela qual sofrem as consequências divinas. Esse ato, conforme supracitado, revela um coração não transformado ou regenerado; assim, o que pode por vezes evidenciar atitudes de insurreição, sedição. O profeta Sofonias fala de uma cidade opressora porque era dominada pela rebeldia (Sf 3.1,2).

Vivemos tempos em que as gerações são dominadas pelo sentimento de rebeldia. O que prevalece nas universidades são pensamentos niilistas, que atacam todo tipo de valores morais e cristãos, como também os poderes estabelecidos, pois tal ensino originou-se em Nietzsche, que pregava a independência humana e o realizar-se em si mesmo, não aceitando o conformismo e a submissão. 

A rebeldia não é procedimento correto daquele que serve e teme a Deus. Isso porque, segundo nos revela a Palavra, todos os que a praticaram tiveram um fim muito triste. A nova geração de israelitas, que sobreviveram no deserto, foi alertada a não seguir o modelo de seus pais, que se portaram rebeldemente (Sl 78.8; Jr 5.23), assim, Paulo diz que o que foi escrito é para nossa advertência (Rm 15.4). Rejeitemos terminantemente a rebeldia para podermos desfrutar das copiosas bênçãos de Deus. 

Texto extraído da obra “Tempo, Bens e Talentos”, editada pela CPAD.


1 YOUNGBLOOD, Ronald F.; BRUCE, F. F.; HARRISON, R. K. Dicionário Ilustrado da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2004, p. 1210. 

2 Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 254.


Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula - pastor Osiel Gomes

   

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.