Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 1 - Carta aos Efésios - Saudação aos Destinatários

2º Trimestre de 2020

Mais um trimestre inicia-se e, com ele, o desafio de formarmos pessoas que se pareçam mais com Jesus. Esse é um dos mais nobres propósitos da Escola Dominical. Para esse fim, o assunto que estudaremos neste trimestre é a Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios. Nesta primeira lição o seu objetivo geral é mostrar o panorama da epístola, trabalhando as questões de autoria e data; identificando o destinatário da carta; e, finalmente, mostrando o propósito divino da Epístola aos Efésios. Ao longo do trimestre veremos que grandes temas doutrinários e pastorais são abordados na Carta.  

Resumo Trimestre

O que podemos destacar como ponto central na Carta aos Efésios é que Cristo é a Cabeça e a Igreja, o seu Corpo. Esse ponto é importante deixar claro na primeira lição, pois tal verdade teológica perpassará toda a epístola.

Nesse sentido, o primeiro tópico apresentará o apóstolo Paulo como o autor da Carta aos Efésios e mostrará que a provável data de autoria da Epístola se deu por volta dos anos 61-62 d.C., durante sua prisão em Roma. Aqui, sugerimos que, ao final do tópico, você use o esboço da Epístola que se encontra no auxílio didático-pedagógico da revista do professor a fim de apresentar o panorama da Carta ao aluno. 

O segundo tópico tem o objetivo de identificar o destinatário da Epístola, passando pela cidade de Éfeso e a igreja que se encontra na cidade. Nesse aspecto, a epístola é considerada uma carta circular dirigida às igrejas da Ásia. Ela começa pela cidade de Éfeso, pois esta era um centro político, comercial e religioso da época. Não por acaso a cidade apresentava monumentos cívicos impressionantes, dentre eles, o templo de Artemis (deusa Diana), considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Finalmente, o terceiro tópico aborda o propósito, a mensagem que a epístola traz aos crentes de efésios. Logo, a abordagem da carta gira em torno de duas temáticas fundamentais: Jesus Cristo, a Cabeça; a Igreja, seu Corpo. Tudo culmina nessa verdade teológica.

Um importante lembrete

Há assuntos complexos ao longo do trimestre tais como: Eleição e Predestinação; Iluminação espiritual do crente; o Mistério da Unidade; a Relação Familiar do Crente; Batalha Espiritual, dentre outros. Por isso, prepare-se com bons Comentários Bíblicos e Bíblias de Estudos a fim de que você tenha o máximo de domínio do assunto. Bom trimestre! 

 Subsídio extraído da Revista Ensinador Cristão - Ano 21 nº81 (Jan/Fev/Mar)

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Videoaula - pastor Douglas Baptista

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.