Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 8 - As Causas da Desunião devem ser Eliminadas

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

ESBOÇO DA LIÇÃO
I – A UNIÃO CARACTERIZAVA OS JUDEUS LIBERTOS DO CATIVEIRO
II – A UNIÃO ENTRE OS JUDEUS ESTAVA AMEAÇADA
III – NEEMIAS SOLUCIONOU O PROBLEMA
IV – A PAZ VOLTOU A REINAR ENTRE OS JUDEUS

OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Destacar que a união é indispensável para o crescimento e a sustentabilidade da obra de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
I. Explicar
que a união caracterizada no período pós-exílio serve de referência para a Igreja;
II. Expor a injustiça social que ameaçava a união dos judeus nos tempos de Neemias;
III. Mostrar as medidas adotadas por Neemias para manter o povo unido em só propósito.

LIDERANÇA E PARCERIA

J. I. Packer

A missão específica, para a qual Deus chamou Neemias foi reconstruir os muros arruinados de Jerusalém. Esta era uma imensa tarefa. A extensão dos muros era de quase dois quilômetros, e os novos deveriam ter cerca de um metro de largura, talvez mais, ao rés do chão, e cinco ou seis metros de altura. Reconstruir era uma operação maciça, apenas possível se atacada como um empreendimento cooperativo de grande escala. Neemias fez isso acontecer. Aparentemente, dentro de poucos dias de sua chegada a Jerusalém, ele tinha posto tudo em movimento, e os muros foram terminados em pouco mais de sete semanas. Foi uma realização inacreditável. 

Como, perguntamos, Neemias conseguiu isso? Não existe segredo aqui. A autobiografia de Neemias oferece-nos a história inteira, e o que ela revela é que, além da fé e da oração, a sabedoria de líder dada por Deus distinguiu suas ações em cada estágio. Especificamente, ele aplicou dois princípios que todo líder/pastor, de hoje e de amanhã, deve aplicar se a igreja ou o grupo cristão confiado aos seus cuidados precisar de uma reconstrução. O primeiro princípio foi o da parceria, por meio do qual Neemias começou motivando os jerusalemitas a arrancar-se de sua apatia e desespero  e a comprometer-se a trabalhar com ele no projeto de todo o coração; e então criou uma organização na qual todos os trabalhadores sentiam-se pessoalmente importantes ao projeto, enquanto ele prosseguia.

Texto extraído da obra “Neemias: Paixão pela Fidelidade: Sabedoria extraída do livro de Neemias”, editada pela CPAD.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula - pastor Elienai Cabral

   

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.