Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 10 - Provai se os espíritos são de Deus

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

ESBOÇO DA LIÇÃO
I – CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS
II – A BÍBLIA REVELA A EXISTÊNCIA DOS FALSOS PROFETAS
III – DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS
IV – POR QUE DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS
V – COMO DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS 

OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Levar os alunos a refletirem sobre como discernir os espíritos e julgar a profecia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Destacar
o cuidado que devemos ter com os falsos profetas;
II. Ressaltar que a Bíblia revela a existência dos falsos profetas;
III. Salientar que devemos julgar as profecias;
IV. Mostrar por que devemos julgar as profecias;
V. Pontuar como devemos julgar as profecias.

O Uso correto dos Dons Espirituais

Pastor Douglas Baptista

A Igreja Assembleia de Deus pauta sua liturgia nos textos paulinos. O apóstolo orienta os crentes a procurar “com zelo os melhores dons” (1Coríntios 12.31), e na concepção paulina os melhores dons são aqueles que mais edificam a Igreja (1Coríntios 14.5).

Assim, na liturgia assembleiana, aquele que tem o dom de “variedades de línguas” é exortado a orar para que possa interpretar (1Coríntios 14.13). Se não houver intérprete, deve ficar calado (1Coríntios 14.28), pois o que fala língua estranha sem interpretação não edifica a Igreja (1Coríntios 14.3) [1].

Ainda seguindo a orientação de Paulo, é preciso manter a ordem no falar línguas em voz alta durante o culto. Isso deve ser feito por dois ou no máximo três fiéis (1Coríntios 14.27-28). As orientacões também fazem referência ao uso do dom de profecia. O apóstolo considera como profecia a “fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1Coríntios 14.3). Por isso a preocupação com o uso desse dom: “falem dois ou três profetas, e os outros julguem” (1Coríntios14.29).

A orientação é ouvir com atenção e atentar para ver se a profecia procede ou não de Deus. Em 1 Coríntios (1Coríntios 14.30) , o apóstolo permite que um profeta interrompa o outro, porquanto todos podem profetizar uns depois dos outros, pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas  (1Coríntios 14.32). Aqueles que não possuem esse autocontrole são considerados meninos de entendimento (1Coríntios 14.20).

Assim, de acordo com os escritos da Nova Aliança, a Assembleia de Deus considera que os dons espirituais estão disponíveis à Igreja e que o dom da profecia também é contemporânero, mas deve estar sujeito ao ensino autorizado das Escrituras, pois na Igreja primitiva não eram as profecias que mostravam a direção à Igreja, e sim o ensino contínuo da Palavra de Deus (1Timóteo 4.11; 6.2; 1Coríntios 4.17; 2Tessalonicenses 2.15).

Texto extraído do site CPADNEWS. Disponível em: < http://www.cpadnews.com.br/blog/douglasbaptista/o-cristao-e-o-mundo/169/o-uso-correto-dos-dons-espirituais.html> 

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula - pastor Elienai Cabral

   

 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.