Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 2 - Quem era Jó

4º Trimestre de 2020

ESBOÇO DA LIÇÃO
I – Um homem de caráter irretocável
II – Um homem sábio e próspero
III – Um homem de profunda piedade pessoal

OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Demonstrar que Jó foi um homem rico, mas que, diferente dos demais, tinha um caráter íntegro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS    
I. Mencionar que Jó procurou viver de forma íntegra e justa;   
II. Citar a prosperidade de Jó como consequência do favor de Deus;   
III. Destacar a piedade pessoal de Jó como modelo para os crentes.

Esta segunda lição traça o perfil de Jó. Ela apresenta o traço biográfico do patriarca da terra de Uz, jogando luz sobre o modo de vida desse gigante da fé. Jó tinha bens materiais, uma sólida família e uma espiritualidade profunda, atestada pelo testemunho do próprio Deus (1.8). Nessa tríade existencial podemos afirmar que Jó era verdadeiramente próspero.

O Resumo da Lição

A presente lição tem um objetivo geral. A ideia é demonstrar que Jó foi um homem rico e mantinha um caráter íntegro. Para atingir esse objetivo geral, a lição especifica três outros. 

O primeiro, mencionar que Jó procurou viver de forma íntegra e justa. O primeiro tópico detalha o versículo 1 do primeiro capítulo. Ele focará nas palavras “íntegro”, “reto”, “temente a Deus” e “desviava-se do mal”. De acordo com que essas palavras apresentam, tanto a “retidão” quanto a “justiça” de Jó levavam em conta o temor do Senhor. 

O segundo objetivo é citar a prosperidade de Jó como consequência do favor de Deus. O segundo tópico desenvolverá essa assertiva. Ele mostrará Jó como um grande sábio, pois a sabedoria sempre foi uma virtude cultivada no Oriente. O tópico também mostrará a prosperidade material de Jó, mas deixará claro que essa prosperidade era conjugada com a sabedoria que vem de Deus, conforme veremos na lição 9, e, por isso, podemos afirmar que a prosperidade do patriarca estava baseada no “ser”, e não no “ter”. Assim, Jó se fez conhecido por sua sabedoria e prosperidade. 

O último objetivo específico é destacar a piedade pessoal de Jó como modelo para os crentes. O segundo tópico dará conta desse objetivo, apresentando a dedicação de Jó para com sua família, o zelo moral e piedoso e de sua vida consagrada em adoração ao Deus único. A vida consagrada de Jó gerenciava todas as esferas da sua existência. O patriarca tinha uma vida interior sólida, o que implicaria no comportamento piedoso diante da tragédia que estava por vir.

Aplicação  

À luz de toda lição, podemos estabelecer princípios para trabalhar com a classe. Em primeiro lugar, o temor a Deus deve ser o esteio de nossa vida. Devemos amar ao Senhor, buscá-Lo de todo coração. À medida que vivemos essa devoção, amaremos e cuidaremos de nossa família e viveremos uma vida moral e piedosa que dê testemunho aos outros.

Texto extraído da revista “Ensinador Cristão”, editada pela CPAD.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula - pastor José Gonçalves

   

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.