Lição 11 - Jesus, o melhor presente para a família

1º Trimestre de 2020

Objetivo da lição: Apresentar Jesus ao bebê como o melhor amigo da família.

É hora do versículo:Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro” (João 11.5).

Na lição de hoje as crianças aprenderão sobre os irmãos Marta, Maria e Lázaro que era uma família muito querida por Jesus. Eles eram amigos de Jesus. Ele gostava muito desses irmãos, tornando-se o melhor amigo deles. Jesus também é o nosso melhor amigo e da nossa família.

Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba a respeito da aprendizagem cognitiva da criança nessa faixa etária. “A aprendizagem cognitiva se refere ao aspecto intelectual do desenvolvimento. As crianças de dois e três anos se encontram no que pode ser chamado de período simbólico do seu desenvolvimento mental, que se estende dos dois até os sete ou oito anos. A maior parte do trabalho mental da criança nesta fase está relacionada à aquisição de símbolos. Os símbolos se constituem no material que a mente necessita para formular o pensamento. A sala de aula deve propiciar oportunidades e promover a aprendizagem dos símbolos.” Um dos principais tipos de símbolos são as palavras. “[...] Provavelmente o desenvolvimento mais significativo no maternal é o crescimento no uso da linguagem oral. Aos dois anos de idade, o vocabulário infantil é cerca de 150 palavras. Até os quatro, este vocabulário aumentara em média para 1500 palavras um crescimento décuplo para um período de apenas dois anos. Estas palavras são, em sua maioria, nomes de objetos. Existem inúmeras maneiras de ajudar nossos alunos a aprender a nomear as coisas (objetos reais, desenhos ou ações). Peça que as crianças repitam as palavras. Encoraje-as a contar os fatos, utilizando a conversação como uma das atividades em grupo. Incentive o diálogo em todas as oportunidades. Aprenda a ver a conversa das crianças como uma das mais importantes atividades da sala de aula.” 

(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 35-36)  

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.