Lição 13 - A família do pastor Timóteo

 1º Trimestre de 2020 

Objetivo da lição: Levar o bebê a agradecer ao Papai do Céu pelas pessoas da família que lhe ensinam a Bíblia.

É hora do versículo: “Lembro da sua fé sincera” (2 Timóteo 1.5).

Na lição de hoje as crianças aprenderão que a mamãe e a vovó do menino Timóteo lhe ensinaram sobre Jesus e o Papai do Céu. Ele era um menino muito obediente. Quando cresceu, Timóteo se tornou um grande pastor. Timóteo era muito feliz e agradecido pela família que ele tinha. O bebê também deve sempre agradecer ao Papai do Céu por sua família que lhe ensina sobre Jesus.

Ainda sobre o aprendizado da criança do Berçário, o professor precisa saber que “a criança tem diversos níveis de vocabulário, do mesmo modo que os adultos. Existem palavras que compreendemos ao lê-las num livro ou ouvi-las num discurso, mas, que não fazem parte do nosso “equipamento mental” a ponto de a utilizarmos. A criança também experimenta os mesmos tipos de níveis. Muitas vezes, as palavras que usamos têm algum sentido para ela, dentro daquele contexto. Começamos a utilizá-las por mimetismo, mesmo sem entender o seu significado, e mais tarde, finalmente chegam a um nível de uso com compreensão. 

As palavras são uma parte legítima dos nossos ensinamentos. As palavras bíblicas e outras importantes para a vida cristã são básicas, tais como: obediência, sabedoria, amor, bem, mal, Deus, Jesus, Bíblia, Noé, Pedro... Devemos ensiná-las, permitindo que nossas crianças cresçam com elas. Do contrário, as abandonaremos, deixando para o seu vocabulário os monstros da televisão, a Coca-Cola e o Ursinho Puff, até que estejam mais velhas e possam e aprender o nosso vocabulário mais rapidamente. 

Em resumo, precisamos de equilíbrio. As palavras não devem ser ensinadas isoladamente, mas num ambiente de aprendizagem rico em contextos variados. E, ao mesmo tempo, não devemos nos iludir quanto à maturidade de nossos alunos, quando começarem a usar as palavras ensinadas.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 37)  

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.