Lição 09 - Jesus, o Bom Pastor!

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

Objetivo da lição: Proporcionar atividades que permitam à criança saber que Jesus é o nosso Bom Pastor.

É hora do versículo:O Senhor é o meu pastor [...]” (Salmos 23.1).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da parábola do Bom Pastor que Jesus é o nosso Bom Pastor, porque Ele cuida de nós, protegendo-nos e alimentando-nos. Por esse motivo, também precisamos ser boas “ovelhas” no rebanho do Senhor Jesus. Uma ovelhinha de Jesus é confiante, amorosa e obediente. Essas qualidades podem ser estimuladas nos pequenos desde seus primeiros anos.

“Uma criança nascida num lar temente a Deus, cujas necessidades são supridas adequadamente, está aprendendo a confiar. Em primeiro lugar, confia nos pais, professores e outras pessoas do seu convívio, e, mais tarde aprenderá a confiar em Deus. A criança que na primeira infância ama e é amada por aqueles que a cercam, gradativamente, saberá amar a Deus. Aquelas que têm um pai amoroso serão capazes de ver a Deus como o amoroso Pai Celestial. As que são ensinadas a obedecer aos pais e a outras autoridades, adiante, aprenderão a obedecer a Deus.

Amor, confiança e obediência — estes são alguns fundamentos do crescimento espiritual. Existem outros: alegria, temor, milagres, apreciação do belo. Até mesmo o amor próprio é um passo na direção de se aprender a amar aos outros como a si mesmo. Cada parte de um indivíduo e cada indivíduo como um todo é igualmente importante para Deus e para o Corpo de Cristo.

De certa forma, a vida espiritual tem início ao nascermos de novo e alguns podem argumentar que o crescimento espiritual só se inicia quando o nosso espírito é vivificado pela presença do Espírito Santo em nós. Contudo, existem atitudes que podemos tomar para educar e orientar nossos alunos até que isso aconteça. Deus fez do home a criatura que depende dos pais por mais tempo e cujo desenvolvimento se processa mais lentamente do que qualquer outro animal. Este fato implica vantagens que jamais imaginaríamos. Nossa pesquisa não conseguiria descobrir todas as formas de explorar este tempo. Entretanto, o ser humano, ao relacionar-se com outros, descobre coisas que a ciência desconhece. A educação e a orientação dada pelo professor às suas crianças não dependem de fórmulas ou técnicas, mas de relações humanas e de Deus. 

O crescimento espiritual de uma criança abrange todos os outros tipos de crescimento. É o desenvolvimento infantil de acordo com os planos de Deus.”Trecho extraído de BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do maternal: não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 27.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.