Lição 05 - Moisés e Arão Falam com o Malvado Rei

3º Trimestre de 2019

Objetivos: Os alunos deverão narrar como foi o encontro de Moisés com o rei malvado do Egito; e entender que não foi fácil conseguir que o rei deixasse o povo sair.

É hora do versículo:[...] Deus o ama. Portanto, não fique com medo [...]” (Dn 10.19).

Nesta lição os alunos aprenderão que Deus mandou Moisés falar com Faraó para deixar o povo ir. Moisés teve medo e seu irmão Arão foi com ele. Mas foi Deus quem colocou as palavras corretas na boca de Moisés para ele falar. Mesmo quando estamos com muito medo, o Papai do Céu nos dá coragem e ousadia para fazer o que é certo. 

Mas as crianças sabem discernir o que é certo e o que é errado? “Durante a fase do pensamento concreto, as crianças precisam de ajuda para reconhecer o que é certo e o que é errado, vivenciando isso através de cada incidente em casa, na aula ou nas histórias. Ainda não são capazes de caracterizar os acontecimentos dentro de uma grande categoria rotulada de ‘certo’ ou ‘errado’. Ou seja, não conseguem generalizar, precisam pensar em atos específicos. Aprender o que é certo é muito mais difícil. Ensinar o que é certo também é uma tarefa árdua. Pergunte em qualquer classe, o que não devemos fazer e observe quantas respostas surgirão. Então, pergunte o que devemos fazer de bom e veja o que acontece. A lista pode começar com as seguintes declarações: ‘Não bater’, ‘Não mentir’... Estas coisas não contam como ações a fazer. Se insistirmos em respostas positivas, a lista será relativamente pequena, se conseguirmos formar uma. 

Este é um desafio para nós. Ensinar o que podemos fazer de bom, além de coisas ‘espirituais’, tais como, frequentar a Escola Dominical, orar e ler a Bíblia. Podemos ensinar nosso aluno a ser gentil, a pensar em coisas boas para fazer pelos outros. Ensiná-lo a obedecer a seus pais em situações específicas. Quando a mamãe disser: “Vamos nos aprontar para dormir”, como devem agir?

Por meio de histórias bíblicas, podem aprender a ver o que as pessoas fazem de certo e de errado. São capazes de começar a aprender a palavra pecado. Pecado é fazer aquilo que Deus não quer que façamos, ou, é não fazer o que Deus quer que façamos. 

As crianças, primeiramente, aprendem o conceito de certo e errado em relação às consequências que isso lhes traz. Se forem punidas, o que fizeram é errado. Se receberem recompensa, o que fizeram é certo.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.30,31)

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.