Subsídios Lições Bíblicas - Jovens

Lição 1 - O Livro de Josué: Tempos de Conquistas

 2º Trimestre de 2020 

Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início a mais um trimestre e a primeira lição tem como objetivo principal fazer um panorama geral do livro que será estudado: O livro de Josué. O autor da lição também vai mostrar o propósito do livro e sua divisão.

Sugerimos que você reproduza o esquema abaixo (esquema 1) e utilize-o para mostrar aos alunos fatos importantes do livro. No esquema estão às principais informações que precisamos saber para dar início a leitura e o estudo do livro de Josué. 

Também é importante que você conheça bem e compreenda a divisão do livro, ou seja, o seu esboço,  para que possa fazer o seu planejamento semanal de forma mais didática.  O conhecimento desse esboço vai permitir que você  tenha uma visão geral de todo o livro. 

O esboço do livro de Josué que apresentamos abaixo (esquema 2) é um pouco diferente do que você já tem na sua revista. Pois, o esboço encontrado aqui, está dividido em apenas três partes: A entrada na terra, a conquista da terra e a divisão da Terra Prometida (um resumo do livro de Josué de forma bem didática).  

Desafie seus alunos a lerem todo o livro de Josué durante o trimestre, pois alguns somente leem as referências bíblicas que estão inseridas na revista. Mas é importante uma leitura de todo o livro. 

No livro de Josué encontraremos temas que vão enriquecer a nossa vida cristã, como por exemplo: Obediência, fé, liderança, lutas, estratégias e conquistas. Esses temas, estudados com profundidade, vão contribuir para que venhamos nos aproximar mais de Deus e assim vencer os embates do nosso dia a dia. 

É importante ressaltar que o Deus que esteve com Josué em cada batalha e em cada conquista é o nosso Deus. Ele não mudou e também deseja nos ajudar a vencer os embates do nosso tempo, como por exemplo, a pandemia de covid19, coranavírus, que tem se espalhado pelas nações e feito tantas vítimas. Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos da fé e da coragem do general Josué para vencermos as lutas desse mundo tenebroso. 

Logo na primeira lição, é importante ressaltar aos alunos que no “início do livro de Josué, os israelitas estão acampados junto à margem oriental do Jordão, na fronteira da Terra Prometida, e estão completando o período de luto por Moisés, que havia morrido recentemente. Os israelitas tiveram a oportunidade de entrar na Terra Prometida 39 anos antes (depois de terem passado, um ano monte Sinai, recebendo a lei de Deus), mas não confiaram que Deus lhes daria a vitória. Como resultado, Ele não permitiu que eles entrassem na terra, mas os obrigou a peregrinar pelo deserto, até que a geração desobediente morresse.

Durante suas peregrinações pelo deserto, os israelitas obedeceram às leis de Deus. Eles também ensinaram a nova geração a obedecer à lei de Deus, para que eles pudessem entrar na Terra Prometida. À medida que as crianças cresciam, eram frequentemente lembradas de que a fé e a obediência à lei de Deus traziam a vitória, ao passo que a incredulidade e a desobediência traziam tragédia. Depois que o ultimo membro da geração mais velha morrera, e todos os membros da nova geração já estavam na idade adulta, os israelitas se prepararam para fazer a tão esperada reivindicação da Terra Prometida” (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 344).

ESQUEMA 1

LIVRO DE JOSUÉ

AUTOR  Alguns trechos podem ter sido escritos por Josué ou Fineias, o sumo sacerdote.
PÚBLICO  O povo de Israel. 
 CENÁRIO  Canaã, também chamada de Terra Prometida, que ocupava o mesmo território geográfico que a atual nação de Israel. 
CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS  Entre mais de um milhão de pessoas, Josué e Calebe foram os dois únicos adultos que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida. 
   

ESQUEMA 2

ESBOÇO DO LIVRO DE JOSUÉ

A. A ENTRADA NA TERRA PROMETIDA (1.1-5.12)
1. Josué lidera a nação
2. A travessia do Jordão

B. A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA (5.13-12.24)
1. Josué ataca o centro da terra
2. Josué ataca os reis do sul
3. Josué ataca os reis do norte
4. Resumo das conquistas

C. DIVISÃO DA TERRA PROMETIDA (13.1-24.33)
1. As tribos recebem suas terras
2. Cidades especiais são reservadas
3. As tribos do leste voltam para casa
4. A despedida de Josué a Israel 

Que Deus o abençoe e que sua aula não seja somente um apanhado de dados e informações sobre o livro de Josué. Mas que uma mensagem de fé e esperança seja transmitida aos alunos a fim de que confiam no Deus de Josué em todo o tempo. Que seja ensina seja transformador e não apenas informativo.

Que Deus o abençoe e que sua aula seja um sucesso.  

• Os esquemas foram adaptados de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD. 

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula - pastor Reynaldo Odilo

   

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.