Subsídios Lições Bíblicas - Jovens

Lição 3 - Preparativos para a Conquista

2º Trimestre de 2020

Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início ao preparo de mais uma lição. A terceira lição tem como objetivo principal mostrar os preparativos do povo de Deus para a entrada na Terra Prometida.  

Sugerimos que você inicie a lição dizendo que Deus já havia prometido dar Canaã ao seu povo. Porém eles teriam que lutar, conquistar cada pedacinho daquela terra e para isso era necessário esforço, estratégia e trabalho. Deus nos concede muitas bênçãos, mas em geral temos que fazer a nossa parte: orar, jejuar, confiar e também batalhar. Toda conquista exige esforço. Em seguida, mostre o gráfico abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos que a Terra Prometida foi uma dádiva de Deus:

“Deus ordenou que Josué libertasse os israelitas para que entrasse na Terra Prometida e a conquistasse. Este não foi um ato de imperialismo, nem agressão, mas um ato de juízo. Aqui estão algumas das passagens em que Deus prometeu dar esta terra aos israelitas.

A TOMADA DA TERRA

 Gn 12.1-3                       Deus prometeu abençoar Abraão e fazer de seus descendentes uma grande nação.
 Gn 15.16   Deus decidiria o momento correto para que Israel entrasse em Canaã, porque as nações que ali viviam seriam ímpias e estariam prontas para o juízo (o seu pecado traria seus resultados).
 Gn 17.7,8  Deus prometeu dar toda a terra de Canaã aos descendentes de Abraão.
 Êx 33.1-3   Deus prometeu ajudar os israelitas a expulsar todas as nações ímpias de Canaã.
 Dt 4.5-8  Os israelitas deviam ser um exemplo de vida correta, com sua sabedoria maravilhando as nações vizinhas e apontando para o seu grande Deus; isto não daria certo, se eles se relacionassem com os ímpios cananeus.
 Dt 7.1-5   Os israelitas deviam expulsar completamente os cananeus, por causa da sua iniquidade e por causa do chamado de Israel à pureza. 
  Dt 12.2   Os israelitas deviam destruir completamente os altares dos cananeus, para que nada os tentasse a deixar de adorar somente a Deus. 

O tópico II da lição vai abordar a respeito dos espias e sugerimos que você inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Por que os espias pararam na casa de uma prostituta?” Ouça os alunos com atenção e apresente as seguintes respostas:

1- Era um bom lugar para conseguir informações sem ter que responder perguntas;

2- A casa de Raabe era um lugar ideal para uma fuga rápida, uma vez que estava construída sobre o muro da cidade;

3- Deus conduziu os espias à casa de Raabe porque sabia que o coração dela estaria aberto a eles e que ela seria essencial para a vitória israelita sobre Jericó. Frequentemente, Deus usa pessoas de fé simples para realizar seus grandes propósitos, não importando o tipo de passado que estas pessoas possam ter tido ou quão insignificantes possam parecer. Raabe não permitiu que seu passado a impedisse de desempenhar a nova função que Deus tinha para ela.

Que Deus o abençoe.

Boa aula.

Subsídio adaptado de Bíblia Cronológica Aplicação Pessoal: CPAD, p.  346.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula - pastor Reynaldo Odilo

  

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.