Lição 4 - O Deus que Provê

1º Trimestre de 2019

Texto bíblico: Êxodo 16.1—17.16.

Caro(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão um ensinamento que deverão levar por toda a vida: confiar que Deus provê o que precisamos. Não foram poucas as situações que o povo de Israel atravessou e precisou contar unicamente com a mão do Senhor para não perecer no deserto. Em tempos difíceis de escassez o povo não encontrou outra saída a não ser aprender a confiar em Deus e depender da sua bondade e misericórdia.

Um dos títulos dados a Deus por conta da manifestação do seu poder ocorreu no episódio em que Abraão foi provado. Quando Deus pediu que Abraão oferecesse em sacrifício seu único filho, Ele mesmo proveu para o seu servo o cordeiro para o holocausto. Por essa razão, Abraão chamou o nome daquele lugar “o Senhor proverá” (Gn 22.14). Na Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, pp. 64,65), encontramos a seguinte informação:

O Senhor proverá. Este nome é a tradução do hebraico Jeová-jiré — “o Senhor proverá”. Aprendemos da prova de Abraão que:

1. Deus às vezes prova a fé de seus filhos (1 Pe 1.6,7; Hb 11.35). Tal prova deve ser considerada uma honra no reino de Deus (1 Pe 4.12-14).

2. O crente deve confiar em Deus, que Ele estará presente, concederá sua graça e tudo quanto for necessário, em qualquer circunstância dentro da vontade divina (Sl 46.1-23; 2 Co 9.8; Ef 3.20).

3. Deus constantemente realiza seu propósito redentor, restaurador, através da morte de uma visão; isto é, Ele pode deixar acontecer em nossa vida, coisas que parecem destruir nossas esperanças e sonhos (cf. Êx 17.15-17; 22.1-12; 37.5-7,28; Mc 14.43-50; 15.25,37).

4. Depois de uma provação da fé, Deus confirmará, fortalecerá, estabelecerá e recompensará o crente (vv. 16-18; 1 Pe 5.10).

5. Para se achar a verdadeira vida em Deus é preciso sacrificar tudo quanto Ele requer (Mt 10.37-39; 16.24,25; Jo 12.25).

6. Depois de um teste de sofrimento e de fé, o resultado final da parte do Senhor para com o crente é que Ele é “muito misericordioso e piedoso” (Tg 5.11).   

Confiar na providência de Deus é um exercício de fé. Quando enfrentamos situações que aos nossos olhos parecem ser impossível resolver, temos a oportunidade de escolher confiar em Deus. Aproveite a aula de hoje para estimular seus alunos a confiar no Senhor, realize com eles a seguinte atividade:

Leve para a sala de aula uma sacola ou caixa. Coloque os objetos citados a seguir dentro da sacola. Em seguida, retire cada objeto da sacola e pergunte aos alunos qual a finalidade de cada um. Conforme os alunos forem expressando faça as suas observações. Objetos: Bíblia, borracha, clips, fósforo, bússola, caneta, lanterna, e outros que você poderá utilizar.

Ao final, explique que devemos nos preparar para enfrentar os momentos difíceis e de escassez. No entanto, há situações que, por mais bem preparados que estejamos, somente a provisão do Senhor pode trazer a solução. Nesse caso, resta confiar inteiramente no Senhor e crer que Ele providenciará tudo o que precisamos.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.