Lição 4 - O Dia em que os Luminares Obedeceram - Josué 10.1-14

2º Trimestre de 2019

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos aprenderão a respeito de mais uma importante vitória concedida ao exército do Deus vivo. Nesta ocasião, um fato extraordinário aconteceu. Deus ouviu o clamor de seu servo Josué e fez com que o sol se detivesse nos céus. Este foi o dia mais longo em toda a história da humanidade. Por conta disso, Israel obteve vitória sobre os seus inimigos. Esta narrativa é singular em toda a Escritura Sagrada, pois jamais se ouviu dizer a respeito de algum “deus” ouvir e responder ao clamor de um homem como Deus respondeu ao clamor de Josué.

Este episódio é mais um exemplo de que a obediência a Deus resulta em grandes milagres. Josué havia recebido a promessa de Deus de que não estaria sozinho, pois o Senhor estaria com ele e faria com que o seu servo fiel entrasse com todo o povo israelita na Terra Prometida. Tudo o que Josué deveria fazer era obedecer aos mandamentos do Senhor sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda, mas seguir firme cumprindo a vontade de Deus.

Deus intervém em favor do seu povo e realiza milagres. A seguir, algumas explicações:

Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvida quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que o sol nasce ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição da velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor de seu povo.

(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 291).

Para reforçar o ensinamento da aula de hoje, converse com seus alunos a respeito dos movimentos da Terra.

Rotação: movimento em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente 24 horas para se completar.

Translação: movimento em torno do Sol, dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas.

Leve para sala de aula um globo terrestre ou utilize uma bola de isopor para simular o planeta Terra. Utilize uma lanterna bem forte para simular a luz do sol iluminando o nosso planeta. Com a lanterna iluminando apenas um lado do globo, à medida que você explica os movimentos da Terra, mostre também como Deus “parou o sol” de acordo com a explicação da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.