Lição 7 - Davi e Golias – 1 Samuel 17.12-54

2º Trimestre de 2019

Prezado(a) professor(a),

Na aula de hoje seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito de um episódio que ficou marcado na história da nação de Israel. Um jovem franzino de gentil aparência se dispõe a lutar contra um experiente guerreiro e, sobretudo, gigante chamado Golias. Contrariando as circunstâncias, o jovem Davi confiou que o Senhor dos Exércitos de Israel concederia a vitória sobre os filisteus e tiraria a vergonha do meio do seu povo.

“Davi prevaleceu contra o filisteu.

A vitória de Davi sobre Golias resultou da sua fé em Deus; fé esta já testada e comprovada na sua vida. Podemos identificar cinco fatores específicos conducentes ao seu triunfo:

(1) Davi tinha seu coração entregue a Deus (16.7), e assim buscava continuamente a Deus e a sua face (cf. 1 Cr 16.10,11; Sl 27.8).

(2) Davi tinha um carinhoso e profundo zelo pela honra e reputação do Senhor Deus de Israel (vv. 26,36,46). Ele percebeu que Golias estava afrontando não somente os exércitos de Israel, mas o próprio Senhor Deus.

(3) A confiança de Davi no poder do Senhor foi fortalecida pela sua lembrança das ocasiões anteriores em que ele clamara a Deus por livramento e o recebera (vv. 34-37; cf, Sl 29.3,4).

(4) Davi confiava, não em si mesmo, mas em Deus, para obter a vitória sobre Golias e os filisteus (vv. 37,45-47; cf. Sl 33.16,17; 44.6,7; Os 1.7).

(5) O Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele (16.13; cf. Zc 4.6).

Sempre que os filhos de Deus tiverem de enfrentar problemas e situações parecendo intransponíveis, esses gigantes poderão ser derrotados, se exercermos a fé como Davi, e se dependermos do poder do Espírito Santo (Ef 3.20,21; Fp 4.13).”

(Texto extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1995, pp. 458, 459). 

Para fixar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:

Davi também ouviu palavras desanimadoras daqueles que estavam ao seu redor e não acreditavam que aquele jovem poderia derrotar o experiente gigante Golias. Mas o segredo da vitória de Davi estava na sua confiança em Deus.

Para que seus alunos aprendam a ter a mesma confiança, escreva no quadro frases desanimadoras do tipo: “você não vai conseguir”, “você não é capaz”, “o inimigo é mais forte”, “será que esta ideia vai dar certo”, você ainda é muito jovem”, “é melhor você não se arriscar”, etc.Utilize cartolinas e recorte cartões em formato retangular. Para cada frase desanimadora, escreva nos cartões versículos com palavras de ânimo. Coloque os cartões com os versículos numa sacola ou caixa. Divida a turma em duas equipes e convide um aluno representante de cada equipe para retirar um cartão da sacola ou caixa e peça que cole ao lado da frase correspondente. Para cada frase desanimadora há uma palavra de ânimo vinda da parte de Deus. Ajude seus alunos a identificarem.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.