Lição 10 - Deus guarda o profeta

2º Trimestre de 2019

Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos aprenderão a respeito do cuidado de Deus para com os seus servos. O profeta Eliseu não temeu quando o rei sírio mandou soldados atrás dele para prendê-lo. O motivo seria pelo fato de Eliseu ter revelado ao rei Jorão quais eram os planos do rei sírio para atacar Israel. Por esse motivo, o rei sírio estava furioso com Eliseu e pretendia capturá-lo. Mas Deus é onisciente, Ele conhece todas as coisas e sabe dos intentos malignos que tentam abater os seus servos e não os deixará desamparados (Sl 139; Is 29.15).

Há muitas lições que podem ser extraídas a partir da história de Eliseu. Dentre elas, podemos citar o fato de que Eliseu não temeu o que poderia acontecer com ele e Geazi, pois sabia que o Senhor era poderoso para livrá-los do perigo. E disse Eliseu ao seu moço: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v. 16). Quem serve a Deus nunca estará sozinho! Uma demonstração clara desse cuidado foi o envio de milhares de anjos para guardar os seus servos de qualquer ataque do exército sírio. Geazi só pode contemplar esta grande maravilha após Eliseu orar e pedir ao Senhor que abrisse os olhos do moço (v. 17). Este episódio serve para despertar em seus alunos a confiança de que nunca estarão sozinhos. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 518) comenta:

O servo de Eliseu deixou de sentir medo ao ver o poderoso exército celestial. A fé revela que Deus faz mais por seu povo do que poderíamos imaginar ou avaliar por meio daquilo que vemos. Quando enfrentarmos dificuldades aparentemente insuperáveis, devemos nos lembrar que os recursos espirituais estão disponíveis, mesmo que não possamos vê-los. Vejamos pelos olhos da fé e deixemos que Deus nos mostre os seus recursos. Se não virmos o Senhor trabalhar em nossa vida, o problema pode ser nossa visão espiritual, não o poder de Deus.

O Senhor quer abrir os nossos olhos espirituais para que possamos ver as suas maravilhas. Para fixar este ensinamento junto aos seus alunos, sugerimos a seguinte atividade:

Reúna os alunos em dois grupos. Escolha um aluno de cada grupo para representá-los. Em seguida, o aluno representante deverá ser vendado e os demais alunos deverão formar um círculo em torno dele. Esconda a Bíblia em algum lugar da sala (pode ser atrás da porta, debaixo da mesa, em cima do armário). Cada grupo terá a oportunidade de ajudar o seu representante a encontrar a Bíblia escondida. Os alunos podem ajudar dizendo as expressões: “quente”, “frio”, “morno”, como formas de sinalizar onde está escondida a Bíblia. O grupo que terminar a atividade em menos tempo, vence a brincadeira. Se preferir, pode premiar os alunos com chocolates ao final da atividade. 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.