Lição 13 - Nossa Guerra é Espiritual

2º Trimestre de 2019

Texto Bíblico – Efésios 6.10-18.

Prezado (a) professor (a),

Estamos terminando mais um trimestre e na aula desta semana seus alunos serão despertados a respeito de um assunto que faz parte da realidade cristã: a batalha espiritual. Diariamente somos bombardeados pelos dardos do Inimigo que quer nos fazer desistir da fé em Jesus Cristo. São situações adversas que os cristãos no mundo inteiro se deparam. Não há como fugir desta batalha, é um fato que devemos aceitar e enfrentar com fé e coragem. Entretanto, não há o que temer, pois o nosso General, diferentemente dos demais, vai à nossa frente nas batalhas para nos garantir a vitória. Isso não isenta-nos de buscar o revestimento da armadura de Deus para que estejamos preparados para a batalha.

“A armadura de Deus.

Paulo se refere à roupa usada pelo soldado. Ele combina a profecia de Isaías sobre a armadura de Deus (Is 59.16,17) com o que sabe sobre o soldado romano. Por baixo da armadura do soldado estava uma vestimenta básica para ‘ficarem firmes’, de modo que a armadura (casaco e saia de couro cobertos com placas de metal) pudesse ajustar-se por cima. Os soldados romanos tinham sandálias pregadas com tachas grandes que firmavam seus pés no chão. Paulo usa a descrição para dizer que o Diabo não poderá derrubar os cristãos se eles forem estritamente honestos, absolutamente justos em seus tratos e não se deixarem perturbar facilmente. Acrescente a isso uma salvação que os capacita a viver segundo o padrão de Deus, com acesso ao que Deus disse e confiança nEle, e o cristão estará bem protegido (Efésios 6.10-17).

[...] Além da armadura protetora listada em Efésios 6, o soldado portava uma adaga de cerca de 23 cm  de comprimento, que servia de ferramenta quando necessário; uma espada maior, de dois gumes com cerca de 60 cm de comprimento e mantida numa bainha pendurada na cintura; e uma lança com pouco mais de 2 m de comprimento. Essa tinha uma cabeça de aço com a ponta aguçada para furar os escudos e uma farpa para impedir a sua remoção; sendo atirada antes do contato corpo a corpo.

Os romanos também construíram armas formidáveis para sitiar as cidades. A catapulta atirava dardos ou lanças sobre o muro, os quais caíam do lado de dentro da cidade. A ‘balista’ podia lançar pedras pesadas até cerca de 700 m de distância e o onagro atirava pedras mais leves a cerca de 400 m de distância.

Além do exército regular, havia guardas pretorianos, originalmente comandados pelos pretores, magistrados um nível abaixo dos cônsules (veja Fl 1.13). Eles haviam sido designados como guarda-costas do imperador e tinham padrões especiais próprios, recebendo o dobro do soldo do soldado raso.

(GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 16, 272, 273).

Glossário

Balista: máquina bélica para o arremesso de pedras, fachos etc;

Onagro: antiga máquina de guerra, usada para lançar projéteis.

Caro(a) professor(a), aproveite a lição de hoje e compartilhe dos detalhes da armadura do soldado romano com seus alunos e faça a correlação com a armadura de Deus. Reproduza as informações a seguir num cartaz e cole no quadro: 

 PEÇA DA ARMADURA  USO   OBJETIVO
 Cinturão   Verdade  O Diabo é mentiroso; a mentira pertence a ele. Somente os crentes podem vencer satanás com as verdades de Deus.
 Couraça   Justiça  O Diabo ataca nossas emoções. A justiça divina protege o nosso coração e assegura a aprovação de Deus.
 

Sapatos 

 Prontidão para pregar o evangelho  O Inimigo quer nos convencer que o trabalho de anunciar as Boas Novas é inútil. Os sapatos representam a motivação para seguir anunciando a verdadeira paz que todos precisam ouvir.
 Escudo   Fé  O inimigo nos ataca em forma de insultos, problemas e tentações. O escudo nos protege contra os dardos do inimigo, e nos capacita a enxergar além das circunstâncias.O inimigo nos ataca em forma de insultos, problemas e tentações. O escudo nos protege contra os dardos do inimigo, e nos capacita a enxergar além das circunstâncias.
 Capacete   Salvação  O inimigo deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus. O capacete nos protege para que tenhamos certeza da nossa salvação em Cristo.
 Espada   Palavra de Deus  A espada é a única arma de ataque. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade que é a Palavra de Deus.

(Tabela extraída e adaptada da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1655).

Thiago Santos
Educação Cristã.

 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.