Lição 11 - Jesus traz o amigo de volta

3º Trimestre de 2019

Texto Bíblico – João 11.1-44.

Prezado(a) Professor(a),

A lição desta semana aborda a respeito de um amigo que era muito especial para Jesus. Tanto ele quanto a sua família eram muito estimados pelo Mestre. Sempre que passava por Betânia, Jesus era bem recebido na casa de Lázaro. Porém, certo dia, chegou a notícia de que seu amado amigo estava muito doente. Como qualquer amigo que se preocupa com o bem-estar do outro, Jesus poderia ter se deslocado no mesmo dia em que soube da situação de Lázaro, mas preferiu permanecer onde estava por mais dois dias, porquanto havia um propósito divino para todas aquelas coisas que estavam acontecendo.

“Jesus adiou a sua ida para ir ver a família que amava (v. 6), a fim de fortalecer a fé, tanto deles, como dos discípulos, e para fazer-lhes um bem maior. Inicialmente, os atos de Jesus aparentemente indicam que Ele não estava interessado, nem compadecido pelo sofrimento deles. Não era nada disso, pois João destaca repetidas vezes que Jesus amava a família e compartilhava da sua tristeza (vv. 3,5,35). Jesus tinha um cronograma e um propósito diferentes daquilo que eles queriam. O cronograma e a vontade de Deus, quanto às nossas provações ou aflições, talvez sejam diferentes do nosso desejo. Deus nos atende de conformidade com a sua sabedoria e amor” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1594).

O amigo amado não resistiu e veio a falecer. Porém, quando chegou ao local onde o corpo havia sido sepultado, o Mestre se comoveu muito com aquela situação e chorou por sentir a tristeza de seus amigos. Jesus se identifica com o sofrimento humano e entende as suas limitações.

Esta é uma oportunidade para você, professor, mostrar a seus alunos o lado humano e misericordioso de Jesus. Ensine-os que Ele não é um amigo distante que não se identifica com nossas aflições. Pelo contrário, o Mestre está sempre ao nosso lado em quaisquer dificuldades, embora não nos isente de ter que enfrentá-las.

Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:

Distribua folhas de papel A4 com a seguinte frase: o que espero do meu melhor amigo é... Em seguida, peça que os alunos leiam para a classe o que esperam de um amigo. Depois, explique que tudo quanto esperamos que o nosso amigo faça por nós, devemos fazer primeiro. Ao final, diga que Jesus é o nosso melhor amigo e Ele não nos decepciona. Quando não atende às nossas vontades é porque sabe o que é melhor para nós. 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.