Lição 9 - O Amigo Arrependido

1º Trimestre de 2020

Texto Bíblico – Lucas 19.1-10.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais um personagem bíblico que teve a sua história marcada pela amizade com Cristo. Ao longo da narrativa bíblica encontramos vários exemplos de pessoas que, de fato, se arrependeram de seus pecados e decidiram caminhar em comunhão e obediência aos preceitos da Palavra de Deus. 

O exemplo de Zaqueu é maravilhoso pelo fato de ser possível encontrar em sua vida os frutos de arrependimento esperados de qualquer pessoa que se converte a Cristo. Este homem decidiu não somente doar metade das suas riquezas aos pobres, como também, restituir, quadruplicadamente, a qualquer pessoa que, provavelmente, tenha sido defraudada por ele. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 1392) comenta a respeito:

A julgar pela reação da multidão, Zaqueu deve ter sido um publicano muito desonesto. Mas depois que conheceu Jesus, percebeu que sua vida precisava ser completamente corrigida. Ao ofertar aos pobres com generosidade e fazer as devidas restituições àqueles a quem enganou, Zaqueu demonstrou mudança interior por meio de uma ação exterior. Não é suficiente seguir a Jesus apenas no pensamento ou no coração. É necessário demonstrarmos nossa fé por meio de uma mudança de comportamento. Sua fé resultou em ação? Que mudanças você precisa fazer?

São essas perguntas que todo crente deve fazer a si mesmo diariamente. Que tipo de comportamento está demonstrando de modo que as pessoas possam ver que verdadeiramente se arrependeu das coisas erradas que fazia? Estimule seus alunos a orar pedindo perdão a Deus pelas coisas erradas que fazem. Pode ser o menor dos erros, mas é importante que tenham a sensibilidade em se arrepender constantemente.

Outro aspecto importante que não pode deixar de ser considerado quando pedimos perdão a Deus é o fato de perdoarmos as pessoas que também nos ofenderam. O nosso arrependimento e mudança de comportamento não resultarão em nada se também não perdoarmos as pessoas e não permitirmos que elas mudem seu comportamento.

Para fixar o ensinamento da lição de hoje, distribua para os alunos uma folha de papel A4, lápis e um envelope tamanho carta. Peça para que eles escrevam uma redação de no mínimo dez linhas, contando para Deus as coisas erradas que tenham feito e como se sentem no momento. Em seguida, peça que dobrem a carta e coloquem no envelope. É importante que somente o aluno que escreveu saiba o conteúdo. Ao final, reúna os alunos e ore a Deus pedindo que perdoe as ofensas cometidas e renove em cada um a vontade de fazer o que é correto. Os alunos deverão levar seus envelopes para casa e continuar orando durante a semana.

Tenha uma boa aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.