Lição 9 - Um Lugar de Abrigo

2º Trimestre de 2020

Texto bíblico – Isaías 25.4; Mateus 11.28,29

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a Casa de Deus é também um lugar de abrigo. E quando falamos abrigo não estamos delimitando apenas o espaço físico como um local de ajuda aos necessitados. Mas também o espaço igreja como um local de acolhimento aos necessitados, aos abatidos de coração e aos que se encontram entristecidos por qualquer motivo, desde os mais simples até os mais complexos.

A igreja assume o papel de lugar de acolhimento porque ali se encontram pessoas que estão aprendendo novos valores para suas vidas. Valores estes que estão mudando a maneira como essas pessoas pensam e se comportam. Dentre as verdades que norteiam o novo tipo de conduta assumida pelos crentes perante a sociedade está o amor ao próximo. Esse mesmo amor é o que leva a igreja a funcionar como um lugar de apoio e acolhimento ao necessitado. Jesus afirmou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (cf. Mt 11.28-30). A igreja de Cristo como representante dEle na terra tem a responsabilidade de acolher todos os que estão cansados a sobrecarregados.

A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1409) comenta este episódio da seguinte maneira:

O generoso convite de Jesus destina-se a ‘todos os que estais cansados e oprimidos’ com os problemas da vida e os pecados do próprio ser humano. Quem vem a Jesus e torna-se seu servo e faz a sua vontade, Ele o alivia de suas insuportáveis aflições e lhe dará descanso, paz e seu Espírito Santo como guia. Deste modo podemos suportar as provações e inquietações da vida com o auxílio e a graça de Deus (ver Hb 4.16).

O cuidado de Deus se apresenta na vida de todo aquele que entrega e confia a sua vida aos cuidados do Senhor. O seu papel, professor, é conduzir seus alunos à compreensão de que na presença de Deus eles podem encontrar segurança. Entender também que a Casa de Deus é um lugar onde eles podem ser acolhidos e, do mesmo modo, devem acolher aqueles que precisam de ajuda. É tão bom quando chegamos a um lugar e somos bem recebidos e aceitos. Certamente sentimos vontade de retornar ao local porque entendemos que ali é um lugar prazeroso para estar. Assim deve ser a Casa de Deus, e todos os que fazem parte de uma congregação, devem fazer o possível para tornar este lugar o mais agradável possível; um lugar de abrigo e acolhimento para todos os que estão cansados e sobrecarregados com as adversidades da vida.

Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:

Confeccione cartões com palavras relacionadas com a importância de estar na Casa de Deus, por exemplo: gratidão, comunhão, alegria, paz, harmonia, amor, fé, acolhimento, etc. Fixe os cartões no quadro com fita adesiva na parte de trás. Cada aluno deverá escolher um cartão e dizer por que a Casa de Deus é um lugar especial, considerando a palavra escrita no cartão. Ex.: A Casa de Deus é um lugar especial por que... < Amor > é um local onde as pessoas aprendem a amar o seu próximo.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.