Lição 11 - Um Lugar de muita alegria

2º Trimestre de 2020

Texto bíblico – Filipenses 4.4; 1 Tessalonicenses 5.16.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a Casa de Deus é um lugar de muita alegria. Isso não significa que você deve ensiná-los que não há sofrimento nesta vida, pelo contrário, seus alunos devem aprender que padecerão perseguições por causa do evangelho e por amor a Jesus Cristo (cf. Mt 5.10; Jo 16.33). Entretanto, essas aflições não precisam ser motivos de tristeza, e sim de alegria, pois elas comprovam que verdadeiramente são servos de Deus. 

Estamos vivendo um tempo de inversão de valores. A pregação que prevalece é aquela que atende às necessidades das pessoas e diz exatamente o que elas querem ouvir e não o que precisam ouvir. Esse tem sido o perigo que tem assolado as igrejas, produzindo crentes que não estão firmados na verdade da Palavra de Deus, e quando surgem as perseguições ou qualquer sofrimento em suas vidas são os primeiros a abandonar a fé (cf. Mt 13.19-22). Mas Deus espera mais de seus filhos e, por esse motivo, é importante que você ensine a verdade aos seus alunos a fim de que estejam preparados para as lutas que terão de enfrentar por causa da fé em Jesus Cristo.

Na Carta que escreveu aos filipenses, o apóstolo Paulo estimula os irmãos daquela igreja a regozijarem-se sempre no Senhor: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (cf. Fp 4.4). Mas por quais motivos deveriam alegrar-se? O crente deve alegrar-se meditando na graça, esperança e promessas de Deus. A maior esperança do crente é a salvação eterna alcançada em Jesus Cristo.

Outra ocasião em que o apóstolo exorta a igreja a alegrar-se é quando escreve aos tessalonicenses (1 Ts 5.16). Paulo declara: “Estejam sempre alegres”. Vejamos que nas duas ocasiões o apóstolo estimula os irmãos a alegrarem-se na presença de Deus. Mesmo quando as circunstâncias não eram favoráveis os crentes deveriam se alegrar, porquanto partilhavam de uma esperança eterna que não se compara com alegria alguma deste mundo.

Esta é uma boa ocasião para ensinar seus alunos que a verdadeira alegria está em Deus. Somente Ele pode nos alegrar quando as coisas não dão certo, quando somos entristecidos por alguma circunstância ou mesmo por alguma pessoa. Ensine a seus alunos que podem encontrar a verdadeira alegria em Deus. Aproveite o assunto da lição e realize a seguinte atividade:

“Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas explicando o significado da palavra ‘servir’. Depois, peça que as crianças citem alguns personagens bíblicos que serviam ao Senhor. Em seguida, pergunte o que eles gostariam de fazer para servir a Deus. Vá anotando tudo em uma folha de papel ofício. Então, diga que podemos servir ao Senhor com as nossas ofertas, com as nossas orações, com o nosso louvor... É muito bom servir a Deus, por isso, devemos servi-lo com alegria. Em seguida, divida a classe em dois grupos, meninos e meninas (depende do número de crianças) e peça que elas completem o quadro. Ganha o grupo que acertar mais vezes e escrever os nomes dos personagens corretamente. Conclua a atividade explicando que servir ao Senhor é muito bom, quando o servimos com alegria, todos ganham. Recite com eles o texto bíblico de Salmos 100.2.” (Atividade extraída da obra Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp. 41,42).

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.