Lição 10 - Meu Sonho se tornou Realidade

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial

Texto Bíblico: Gênesis 42.6-38.

Na lição desta semana seus alunos aprenderão com a história de José que Deus é fiel para cumprir suas promessas. Depois passar por muitas lutas, sofrimentos, injustiças e perseguições, finalmente, chega o dia em que as promessas de Deus se cumpriram na vida de José. Os sonhos que Deus havia plantado no coração de seu servo estavam prestes a acontecer. Por conta disso a história de José seria relembrada e pregada até os dias atuais como referência de fé e fidelidade a Deus.

É importante destacar novamente que as lutas e adversidades que José enfrentou moldaram o seu caráter de modo a prepará-lo para o tempo certo em que as promessas de Deus haviam de se cumprir. Nada foi por acaso na vida de José, antes tinha um propósito e assim os seus alunos devem ser ensinados. As lutas e dificuldades que o crente enfrenta contribuem para o fortalecimento da sua fé. O que não pode ser desconsiderado da história de José é que Deus determinou um tempo certo para que todas as promessas se cumprissem na vida de seu servo. Deus tem um tempo certo para cada realização, até mesmo os tempos ruins na vida de José somaram para que ele entrasse na galeria dos heróis da fé (cf. Hb 11.22).

Vale ressaltar também que o coração de José precisava estar aberto para perdoar seus irmãos por toda a maldade que eles fizeram José passar. O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 99) discorre sobre o arrependimento dos irmãos de José: 

Os irmãos de José reconheciam agora sua culpa pelo seu tratamento impiedoso com José, vinte anos antes (Gn 37.2; 41.46, 53, 54). Concluíram que Deus estava lhes aplicando o justo castigo pelo seu crime (vv. 21, 22). Muitas vezes, quando temos pecado oculto em nossa vida, Deus age para despertar nossa consciência e vermos a nossa culpa. Nesses casos, podemos, ou endurecer o coração ou humilhar-nos diante de Deus, confessar o pecado e decidirmos andar em retidão.

No caso dos irmãos de José, eles reconheceram o erro cometido e se prostraram diante de José com medo de que o governador do Egito lhes fizesse algum mal. Não imaginavam que estavam diante do próprio irmão que haviam vendido. Mas o mais importante nesse contexto é o amor de Deus que transformou o coração de José para que ele perdoasse os seus irmãos. Da mesma forma, ensine a seus alunos que devemos sempre confiar na justiça de Deus e pedir que Ele nos ajude a perdoar aquelas pessoas que nos fizeram algum mal no passado. Explique que Deus tem muitas promessas para cumprir em nossas vidas e muitas delas só se cumprirão se o Senhor encontrar em nós um coração pronto a amar e perdoar aqueles que nos trataram mal algum dia. Compartilhe com seus alunos que a ira não opera a justiça de Deus, mas o perdão atrai muitas bênçãos.

Tenha uma boa aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.