Lição 1 - Felizes os que têm prazer na Lei do Senhor

1º Trimestre de 2021

Texto bíblico: Salmos 1.1-3; Lucas 1.5-14

Prezado(a) professor(a),

Estamos iniciando mais um trimestre estudando as Lições Bíblicas Juniores. Esperamos que seus alunos estejam aprendendo com eficiência a Palavra de Deus. A lição deste trimestre tem como proposta apresentar a alegria que experimentamos quando servimos ao Senhor. Os personagens da história de hoje tiveram o privilégio de se tornarem os pais do maior profeta que já existiu. Zacarias e Isabel provaram da alegria de serem os pais de João Batista, o precursor do ministério de nosso Senhor Jesus Cristo.

O interessante dessa história não é apenas o fato de ser João Batista o escolhido, mas a forma como Deus operou em seu nascimento. Seus pais eram avançados em idade e não podiam mais ter filhos, porém o Senhor decidiu abençoá-los na contramão da lógica humana. Deus realiza coisas inéditas em momentos inoportunos, não importando o que os homens possam pensar. Ele é Deus e faz da maneira como entende ser a melhor. Na lição de hoje seus alunos aprenderão que o Senhor recompensa àqueles que cumprem a sua Palavra com dedicação.

A. A alegria de servir ao Senhor. Considerando o que as circunstâncias poderiam apontar, Zacarias e Isabel tinham vários motivos para não servirem a Deus, porém eram fiéis ao Senhor. Dentre os motivos que incomodavam o casal era o fato de não terem filhos. Isabel, nesta ocasião, era a que mais sofria por conta do preconceito com mulheres que não podiam ter filhos. Outro motivo seria a idade avançada, pois se as pessoas não conhecessem o testemunho honroso do casal (cf. Jo 1.6), poderiam pensar que aquela gravidez fosse uma invenção de Isabel para chamar a atenção para si. Mas a dedicação do casal em servir ao Senhor com alegria foi honrada.

B. Zacarias e Isabel: exemplos de fé e obediência. Durante os dias em que Zacarias servia a Deus no templo como sacerdote, calhou de ser ele o escolhido na escala para oferecer o incenso no templo. Então o Senhor enviou um anjo que anunciou a Zacarias que a sua esposa ficaria grávida e o nome do menino se chamaria João. Este seria um grande profeta, cheio do Espírito Santo, e prepararia o coração do povo para conhecerem o Messias. Somente recebendo uma educação de qualidade a partir do exemplo de seus pais, que eram amorosos e honestos, João estaria preparado para exercer seu ministério.

C. Deus surpreende a lógica humana. O mais interessante da história do nascimento de João Batista é o fato de que o Senhor operou o milagre do seu nascimento quando os seus pais já eram avançados em idade, algo inédito para os dias de Zacarias e Isabel. Um verdadeiro milagre que Deus operou em circunstâncias já impossíveis. Além do exemplo do testemunho de fé do casal, a forma como o Senhor surpreendeu a todos com o milagre do nascimento de João Batista revela a qualidade do agir de Deus, anunciada pelo apóstolo Paulo na Carta aos Coríntios (1.27-29): “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele”. O Senhor surpreendeu a todos a fim de mostrar a sua glória aos filhos dos homens (cf. Jo 1.24,25).

Com o propósito de fixar as informações da aula de hoje, sugerimos a seguinte atividade: leve para a sala de aula folhas de papel A4. Distribua para cada aluno uma folha e peça para que escrevam com suas palavras uma parte da história de hoje com base no que ouviram. Pergunte quem escreveu sobre o início da história (você pode colocar as frases em ordem antes de pedir que os alunos leiam). Depois continue a perguntar quem pode continuar a história. Cada aluno lerá a sua parte conforme perceberam os acontecimentos. Ao final, enfatize que todos atentaram para o que aconteceu na história de João Batista, porém de um modo diferente. Ressalte que o mais importante na história de Zacarias e Isabel é que eles não deixaram de crer na provisão do Senhor e permaneceram obedientes até o fim.

Tenha uma boa aula! 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.