Lição 12 - O Deus que ouve – 1 Samuel 1.8-28.

1° Trimestre de 2017

Prezado professor,

Na aula desta semana o estudo abordado diz respeito à resposta de Deus àqueles que clamam por sua providência. Sim! Deus responde às orações, mesmo quando a sua resposta é o silêncio.

E o que é a oração?
Ao longo da Bíblia, o povo de Deus — e o próprio Jesus — são descritos orando. Você tem de pensar na oração como um exercício espiritual básico que todos que tentam levar uma vida cristã têm de aprender. Porém muitos aprendem que temos de orar mesmo quando não temos um motivo específico para isso.

Nosso caminho para Deus.
A Bíblia é sobre vir e conhecer a Deus. Embora Ele seja muito maior que tudo que conseguimos imaginar, Ele condescendeu — por mais incrível que seja — em pedir nossa amizade! A oração é um dos meios pelos quais a amizade se desenvolve. Quando oramos, conversamos pessoalmente com Deus e abrimos nosso coração e nossa vida para Ele, ouvindo o que Ele que nos dizer.
Podemos, como cristãos, ir livremente a Ele e sem temor por causa do que Jesus fez por nós (Hb 10.19,20). E mais, todas as promessas de Deus ficam disponíveis para nós por intermédio dEle (2 Co 1.20).

O segredo da bênção.
O fato é que Deus se comprometeu a ouvir e responder as orações de seu povo. Somos informados uma vez após outra — e Jesus nos lembra — que o que Deus quer fazer em nós e por nós, de alguma maneira, depende de pedirmos a Ele que faça isso (Mt 7.7,8; Tg 4.2). A oração é o meio concedido por Deus de admiti-lo em nossa vida e necessidades.
Em sua Palavra, Ele nos inúmeras promessas e comprometeu-se a cumpri-las quando as levamos a sério (por exemplo, 2 Cr 7.14; Sl 50.15; Jr 33.3). A verdadeira oração começa quando começamos a aceitar a Deus em sua Palavra.

As armas para a batalha.
Jesus não só chama a desfrutar suas bênçãos, mas também nos envolve em uma batalha espiritual para a qual precisamos de uma armadura e de armas. A oração é uma das armas (Ef 6.14-20). Observamos como ela funciona quando os cristãos primitivos, no livro de Atos, reagiram aos ataques do Diabo com oração (4.23,24; 12.5). É por meio da oração que colaboramos com o mundo. Assim, a oração não é apenas um passatempo prazeroso; ela também funciona e combate.

(Texto extraído da obra Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 591).

Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.