Lição 13 - O Deus Salvador – Isaías 9.1-7; Mateus 1.18-25.

1° Trimestre de 2017

Olá caro professor,

Estamos chegando ao final de mais um trimestre e esperamos que seus alunos tenham conhecido melhor a respeito da pessoa de nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo. Na lição desta semana seus alunos aprenderão a verdade essencial anunciada pelo anjo enviado pelo Senhor que diz respeito ao nascimento do Salvador.

A verdade que Deus havia anunciado por intermédio dos seus servos, os profetas, agora haveria de se concretizar. O Salvador da humanidade nasceria numa humilde estribaria e viveria de forma santa como homem nenhum havia vivido antes dele e nem jamais haverá.

A declaração do anjo tanto a José quanto a Maria revela algumas verdades acerca do menino que havia de nascer:

E lhe porás o nome de Jesus (1.21). É significativo que o anjo tenha dito isso a José. Era privilégio do pai dar o nome a um bebê, e ao dar o nome ao bebê o pai reconhecia formalmente o filho como sendo seu. Assim, o Anjo do Senhor estava instruindo José não somente a cumprir o contrato de casamento com Maria, mas também a criar Jesus como sendo seu próprio filho. Sem dúvida, os vizinhos de Nazaré nunca suspeitariam da verdade a respeito do nascimento de Jesus.

Ele será chamado pelo nome de Emanuel (1.23). O nome de Jesus, como diz o texto, significa ‘Deus conosco’. Aqui, ‘ele será chamado’ não significa tanto ‘chamar’, mas sim ‘reconhecer’. Jesus afirmava que quem O visse teria visto o Pai (Jo 14.9). Somente aqueles que reconhecessem Jesus como Deus, nascido para estar conosco e por nós, teriam compreendido a verdade que Mateus tem o intuito de transmitir.

Belém (2.6). A palavra significa ‘casa de pão’. Nos tempos da Bíblia, ‘pão’ significa ‘comida’, essencial para manter a vida biológica. Como o ‘pão do céu’, nascido nesta ‘casa do pão’, Jesus sustenta a vida espiritual eterna.

(Texto extraído da obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 10,11).

Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.