Lição 4 - Os reis de Judá e de Israel

2º Trimestre de 2019

“Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim” (Lc 1.32,33).

OBJETIVOS
Refletir sobre as características da liderança exercidas pelos reis;
Apontar Ezequias e Acabe como exemplos de liderança;
Compreender o conceito de vocação integral para liderança.

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O REI COMO LÍDER – CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE
2. O PÉSSIMO EXEMPLO DE ACABE
3. EZEQUIAS, UM REI QUE CUMPRIU O SEU PAPEL
4. A LIDERANÇA NA PERSPECTIVA INTEGRAL DO REINO DE DEUS

Querido (a) professor (a), na próxima aula vamos no aprofundar no tema “liderança”, analisando o governo monárquico; mais especificamente o exemplo de dois reis, um de Israel, outro de Judá.

A fim de que você possa melhor introduzir o assunto em classe, sugerimos brevemente recordar como se deu esse processo de transição da liderança dos juízes para o período da liderança dos reis. A forma como o pedido do povo para ser como as demais nações, adeptas à monarquia, se desdobrou e até se tornar um insulto ao maior de todos os líderes, o Senhor, o Rei que tirou seu povo da escravidão do Egito, liderando-os através de porta-vozes escolhidos por Ele, rumo à Terra Prometida. 

Lições da monarquia.

Embora a monarquia fosse algo previsto por Deus na história de Israel (Dt 17.14), ficou explícito em sua instituição que Deus reprovou tal escolha (1Sm 12.18-19). A monarquia em Israel traz uma série de lições para a nossa vida. Na monarquia imperava a descendência, onde muitos reis, despreparados e novos, herdavam o trono de seus pais e não eram aprovados por Deus. Eram reis que não conheciam ao Senhor e sempre repetiam os pecados de seus pais.O resultado de tal insanidade foi uma idolatria generalizada, o pecado grassando no meio da nação e a destruição dos reinos do Norte e do Sul. 

Professor, explique aos alunos que não era errado Israel desejar um rei, pois Deus já havia mencionado esta possibilidade (Dt 17.14-10). O problema residia no fato de que o povo estava rejeitando o Senhor como seu líder, porque queria ser como as “outras nações”. Deus, em sua misericórdia, ordenou que Samuel cuidadosamente explicasse ao povo os “prós” e “contras” de se ter um rei. Nesta lição, sugerimos que você reproduza a tabela abaixo (onde constam os problemas e as realizações da monarquia), e discuta com os alunos o que significou para Israel ter um rei. (Texto extraído da revista Jovens e Adultos, 2009, CPAD).

problemas

É interessante debater em classe e ouvir a opinião dos seus Juvenis sobre este tipo de liderança, em que uma pessoa “herda” o cargo, mas será que também o dom, o interesse, a dedicação e demais requisitos necessários para exercê-lo? Levante esta e outras questões que demonstrem as diferenças entre monarquia e democracia. Pode-se ir pontuando no quadro os prós e os contras de ambas. É interessante debater em classe e ouvir a opinião dos seus Juvenis sobre este tipo de liderança, em que uma pessoa “herda” o cargo, mas será que também o dom, o interesse, a dedicação e demais requisitos necessários para exercê-lo? Levante esta e outras questões que demonstrem as diferenças entre monarquia e democracia. Pode-se ir pontuando no quadro os prós e os contras de ambas. 

Procure ler previamente sobre o modelo de liderança política na Inglaterra, que é uma das monarquias mais conhecidas do mundo; fale sobre o papel do Primeiro Ministro; a diferença entre presidente e Chanceler, e outras curiosidades que despertem o interesse da turma para o foco da lição e objetivos a serem atingidos através dela. 

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.