Lição 9 - Ética Cristã e a Sexualidade

“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6.18).“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6.18).


OBJETIVOS
Apresentar os conceitos errados sobre sexualidade;
Mostrar o que a Bíblia diz sobre sexo;
Conscientizar acerca da pureza sexual.

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE É SEXUALIDADE?

2. A DISTORÇÃO DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

3. O QUE DIZ AS ESCRITURAS4. EU ERREI! O QUE FAZER?


Querido(a) professor(a), nesta próxima aula vamos abordar um dos temas mais polêmicos e importante a todas as idades, em especial na de seus juvenis – sexualidade.
Há muitos equívocos religiosos acerca deste assunto, que é inerente ao ser humano. Isto é, foi o próprio Deus Todo-Poderoso que nos criou sendo seres sexuais. Erroneamente, muitos ainda associam sexo ao pecado original. Por isso, é crucial estudar o tema com profundidade e sabedoria para debatê-lo a luz da Bíblia. Dispondo e utilizando também ferramentas da psicologia e sexologia.

Não nos esqueçamos que muito casais jovens hoje enfrentam problemas gravíssimos devido a uma má formação e compreensão acerca de sua sexualidade. Muitas famílias vêm sendo até mesmo desfeitas devido a desvios e problemas nesta área.

Portanto, prepare-se bem, sobretudo na esfera espiritual, pedindo ao Senhor em oração por cada jovem, para que não caiam em nenhum dos extremos doentios – nem no da repressão sexual, nem no da libertinagem/prostituição. Mantenha o diálogo aberto, incentivando-os a participarem da aula, com dúvidas ou colocações.
Além de todo o conteúdo programático já sugerido em sua revista, propomos aqui que você reserve um tempo para perguntas e respostas ao final da aula. Para tal, previamente, distribua tiras de papel e diga que eles podem escrever nelas, anonimamente, suas dúvidas no decorrer do estudo. Ao final da aula, leia as que achar pertinente e responda.
Caso você não consiga fundamentar teologicamente alguma resposta ou tenha qualquer dúvida, seja honesto(a) e comprometa-se a trazer a resposta na próxima aula. Se preciso fale com um especialista. Graças a Deus, hoje há muitos psicólogos e sexólogos capacitados em nossas igrejas.

Se você observar que se faz necessário um aprofundamento maior sobre o tema, peça autorização do seu superintendente de ED e pastor para em um outro momento e espaço promover uma palestra para os juvenis com um destes profissionais, falando na linguagem e com subtópicos e exemplos típicos desta faixa etária.

O Senhor te abençoe e capacite.

Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.