Lição 3 - Joel – o Anúncio do “Pentecostes”

1º Trimestre de 2020

“Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3)

OBJETIVOS
Evidenciar o juízo e a misericórdia divina;
Anunciar o derramamento do Espírito Santo;
Explicar o Dia do Senhor e a sua justiça.

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE JOEL

Querido (a) professor (a), especialmente para nós que somos pentecostais, esta próxima lição será ainda mais especial. 

Com o passar dos anos da caminhada cristã tendemos a nos “acostumar” demais com coisas extraordinárias acerca do mover do Espírito Santo. Por exemplo, você recorda a primeira vez que o sentiu queimar em seu coração? A primeira vez que falou em línguas, profetizou e/ou recebeu uma profecia que Ele mesmo confirmou vir direto dEle para sua vida? As vezes que fomos às lágrimas por senti-lo de forma tão intensa ou receber da parte dEle uma resposta ou milagre há muito aguardados... 

Oh, como é bom rememorar esses eventos, revigora a nossa fé e nos conecta novamente ao fato de quão especial e glorioso é ter o Espírito Santo em nossas vidas. Por isso, além de todo o conteúdo programático e subsídios disponibilizados em sua revista, sugerimos aqui que você separe um momento para compartilhar uma dessas ricas experiências do mover do Espírito em sua vida com seus Juvenis; e também incentive aos que desejarem fazer o mesmo. 

Ao final da aula, faça um apelo, acerca de quem gostaria de ser batizado com o Espírito Santo ou sentir essa chama revigorada em seu coração. Proponha um momento de oração ou mesmo dependendo da sua disponibilidade e realidade de sua igreja, esta reunião de busca e oração por este propósito pode ser extraclasse. 

Na ocasião, pode ser exibido trecho de um documentário, ou lido trecho de um livro, sobre grandes avivamentos e mover do Espírito Santo ao longo dos séculos da Igreja, como os das Ilhas Fiji, o da Rua Azusa, o vivenciado por John Wesley na Inglaterra ou tantos outros. Material não falta e é muito útil para nos despertar para o fato de que nosso Deus ainda é o mesmo e tem prazer em se derramar sobre nós de maneiras extraordinárias, que impactam gerações e verdadeiramente transformam vidas.

Além desses momentos, serem de extrema importância espiritual  para avivar sua fé, também servem para lhe aproximar de seus alunos e renovar tanto em você como neles a sede por mais do Senhor, o desejo de buscá-lo ainda mais.O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.