Lição13 – A Mídia em prol do Reino de Deus

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

“Salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne” (Judas v.23)

ESBOÇO DA LIÇÃO   
1. A Grande Comissão   
2. Somos Atalaias   
3. O aumento do Paganismo   
4. A Grande Urgência   
5. Você e os Meios de Comunicação

OBJETIVOS
Reconhecer a responsabilidade de anunciar a Cristo.
Perceber os desafios e as oportunidades para a difusão do Evangelho.
Descobrir como utilizar os meios de comunicação em favor do Reino de Deus.

Prezado (a) professor (a), 

chegamos ao final de mais um trimestre, este de ainda maior desafio, tanto no âmbito pessoal, quanto no coletivo, devido ao cenário que enfrentamos – uma pandemia mundial sem precedentes e todas as circunstâncias que a sucedem. 

Não podemos minimizar a dor dos que perderam os mais de 138 mil mortos pela COVID-19 em nosso país. Os danos e sofrimentos dos milhares de desempregados, profissionais de saúde esgotados, pessoas ainda internadas, etc. 

Evidentemente que precisamos – e iremos – seguir adiante, mas sem negligenciar e menos ainda negar os que ficaram para trás, pois independente de visão ideológica ou política tal postura não seria humana e muito menos cristã. Mais do que nunca o mundo em trevas carece de luz. Assim diz o SENHOR:

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5:14-16)

Compartilhe com sua classe esta reflexão e Palavra do nosso Deus. Pergunte aos seus juvenis o que cada um pode fazer, utilizando os meios de comunicação, para ser e resplandecer essa luz em meio a um período de tanta escuridão. 

Certamente alguns já o fazem, você pode pontuar alguns exemplos que julgar interessante, pertinente, motivador, mesmo que sejam promovidos por jovens de fora da sua igreja ou até mesmo do país. 

Deem-lhes também oportunidade de compartilharem com a turma, caso conheçam, algumas iniciativas deste tipo, que são luz para as pessoas necessitadas e incentive-os a juntos organizarem uma ação nas Redes Sociais para fomentar e pôr em prática esta ideia de evangelismo virtual. 

Essa faixa etária é extremamente criativa e habilidosa tecnológica e virtualmente. Muitas vezes eles só precisam de incentivo e direcionamento. Portanto, motive-os a exporem suas ideias, pode ser a produção de um vídeo, uma ação social em prol de alguma necessidade da comunidade local com “vaquinha” online, divulgação por meio de tweets, sorteio no Instagram, etc. 

Seja o orientador e incentivador desta ação. Não deixe que eles percam a empolgação ou o foco dentro das limitações existentes. Lembre-os que mais importante do que o tamanho da ação é a sua continuidade. Portanto, não há problema algum em começar com algo mais simples, mas que seja conduzido até o final. 

O rumo é mais importante que a velocidade, assim como a constância é mais importante do que a intensidade. Principalmente para esta faixa etária estes pontos são essenciais de serem frisados.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.