Lição 8 - A história de dois amigos

1º Trimestre de 2019

Objetivo da lição: Que o aluno aprenda a distinguir e apreciar uma amizade verdadeira, e a ser, eles mesmos, amigos leais, capazes de amar na tristeza e na alegria.

Para guardar no coração: “O amigo ama sempre [...]” (Pv 17.17)

Nesta lição, o aluno vai conhecer mais uma parte da história de Davi. Vai aprender sobre uma amizade verdadeira entre o filho do rei Saul, Jônatas, Davi. Jônatas era um amigo para todos os momentos: eles estavam juntos nas batalhas, nos momentos difíceis e nos momentos bons. Quando o rei Saul ficou furioso com Davi sem motivo, Jônatas ficou do lado do seu amigo até que tudo se resolveu.

O ensinamento bíblico que deve ser extraído dessa lição, é que ter um amigo que nos anima e nos conforta é uma dádiva de Deus. Um amigo que também ri e comemora conosco quando conquistamos alguma coisa e que nos ouve sem nos julgar.

No subsídio anterior oferecemos algumas orientações sobre como estimular os seus alunos do maternal. Continuando nessa linha de estimular o aluno a obter um melhor proveito da sua aula, ao narrar a história de hoje, sente as crianças num semicírculo. Mantenha entre as cadeiras distância suficiente para que possam mover os braços e pernas. Se estiverem no chão, ensine-as a manter uma certa distância uma da outra. Caso não consigam fazê-lo sozinhas, arrume-as você mesmo. Se houver algum tipo de distração — passagem de pessoas, luz do sol ou outras classes por perto —, certifique-se de que as crianças ficarão de costas para a distração. Não espere silêncio completo ou total ausência de movimento. O movimento não indica falta de atenção. Se possível, ignore distúrbios menores, mantendo o curso da história. Algumas vezes, basta mencionar o nome de uma das crianças para encerrar o distúrbio que inicia: “E fulano, foi assim que Jônatas fez com seu amigo Davi”. Se alguma interrupção não puder ser ignorada, tente não chamar para ela a atenção. Não permita que se torne uma situação disciplinar de grande porte. Responda brevemente e siga com a história. Lembre-se de que seus alunos são um pouco novos em tais atividades de grupo. Alguns podem estar vivendo essa situação pela primeira vez. É sua tarefa ensiná-los a lidar com essa experiência, e isso leva tempo.

Creio que com essas dicas, a sua aula de hoje com a história de amizade entre Davi e Jônatas terá grandes resultados na vida dos pequenos. Estimule-os a ter amigos.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Setor de Educação Cristã da CPAD

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.