Lição 2 - Moisés louva a Deus

4º Trimestre de 2019 

Objetivo da lição: Conscientizar a criança de que através do louvor podemos agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e faz por seus filhos. 

Para guardar no coração: “O Senhor é grande e merece todo o nosso louvor [...]” (1 Cr 16.25).

Perfil da criança 

“Se tivéssemos de usar uma única palavra para responder como é mentalmente a criança do maternal, diríamos: descobridora. A sua curiosidade e constante investigação das coisas, que a impulsionam a mexer em tudo, a querer tocar e ainda levar à boca, são totalmente justificáveis: estão descobrindo o surpreendente mundo criado pelo Pai Celeste.

A descoberta do mundo começou pelo próprio quarto, quando ainda era bebê; depois o lar, e vai expandindo-se à medida que sai de casa e frequenta novos ambientes. E este conhecimento ou descoberta abrange também as pessoas, a começar pelos pais e os irmãos, e a si mesma. Aos poucos vai se conhecendo e conscientizando-se do lugar que ocupa na família, depois na sala de aula entre os demais alunos, e assim por diante” (Marta Doreto).

Subsídio Professor

“Salomão empregou na construção do Templo os materiais mais nobres e resistentes. O Templo de Deus não podia ser um edifício qualquer; tinha de ser o mais belo e o mais forte; um Templo que honrasse o Deus Criador e Todo-Poderoso, ali adorado. Isto nos faz pensar no edifício espiritual de que nos fala Paulo em 1 Coríntios 3.9-15. Edifício que você está ajudando a edificar. A cada domingo, ao ministrar a lição aos seus alunos, você está ajudando a levantar as paredes desse templo espiritual, que é a Igreja de Cristo. Portanto, cuidado, ‘veja cada um como edifica’. O alicerce deste templo não pode ser outro, senão Jesus Cristo, a principal pedra de esquina. É sobre Ele que a sua Igreja é edificada. No entanto, é possível que alguém tente edificar sobre o fundamento correto, usando o material errado, como o caso mencionado por Paulo nesta passagem. Ele, como sábio construtor, lançara o fundamento certo: Jesus (v.10). Mas outros estavam levantando as paredes com material de categoria inferior; material facilmente consumível pelo fogo, como o feno e a palha.

O que seriam estes materiais na construção espiritual? Talvez a sabedoria carnal; provavelmente as doutrinas de homens e as heresias. Deus nos guarde de laçarmos mão destas coisas. Que Ele nos ajude a somente empregar em sua construção o ouro, a prata e as pedras preciosas, que são as excelentes doutrinas do Evangelho e os valores da pessoa de Jesus. Somente estes materiais são de durabilidade eterna e trazem a Deus a glória que lhe é devida” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem o cântico de Moisés que se encontra em Êxodo 15. Quando os pais vierem pegar os filhos, mostre-lhes a nova revista. Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.