Lição 3 - O Meu Amigo ajuda 4 Amigos

2º Trimestre de 2020

 

Objetivo da lição: Ensinar as crianças que podem confiar em Jesus. 

Para guardar no coração:Jesus viu que eles tinham fé [...].” (Lc 5.20)

Seja bem-vindo 

“Em Mc 2.1-12, vemos Jesus rodeado pelas pessoas que souberam da notícia de seu regresso a Cafarnaum. Havia tanta gente na casa, que não tinha lugar nem mesmo no lado de fora. Cheios de fé, um paralítico e seus quatro amigos não viam outra possibilidade, senão chegar a Jesus. Tamanha determinação levou-os a um plano audacioso: abrir um buraco no telhado da casa, bem acima do lugar onde Jesus estava. Pela abertura, desceriam o doente. 

Sempre amoroso, a reação de Jesus foi dar ao paralítico a dádiva mais preciosa que se pode obter: o perdão dos pecados. Sim, por ser o Filho de Deus, Jesus tinha poder para perdoar os pecados daquele homem. Para Cristo, seria infinitamente mais fácil curar o doente, pois perdoá-lo dependia do sacrifício que, posteriormente, faria na cruz. Não obstante, antes de curá-lo preferiu absolver-lhe os pecados. Que Deus amoroso! Sacrificou-se para perdoar-nos e, por compadecer-se das nossas aflições terrenas, e para que todos vejam que ele é Deus, ainda dispensa-nos seus sinais maravilhosos!” (Karen Bandeira). 

Perfil da criança 

“Fazer quatro e cinco anos costuma deixar os pequeninos bem orgulhosos. É um período marcante, que aponta o final e o começo de uma das etapas do crescimento. Por ser capaz de fazer muita coisa sozinha, a criança costuma achar que é dona do próprio nariz. Contudo, ainda está totalmente voltada à mãe, a quem faz, ao longo do dia, inúmeros questionamentos: O que é isso? Para que serve? É feito de que? Nesta idade, a criança aprecia ajudar nos afazeres do lar, o que a deixa muito feliz.

Ainda apresenta forte sentimento de posse. Defende, com lágrimas, se preciso, os seus objetos favoritos. Esse egoísmo, porém, será amenizado por volta dos seis anos, quando passará a apreciar mais a companhia de outras crianças, bem como as brincadeiras e jogos em grupo.” (Karen Bandeira)

Fixando a aprendizagem
“Dê, a cada aluno, uma silhueta de coração, recortada em cartolina marrom ou roxa. É muito importante que esse coração seja feito com papel. Os alunos deverão cobrir todo o coração usando papel branco picado, ou bolinhas de papel crepom branco. Preencha toda a superfície do coração, de forma que não seja mais possível ver a cor escura que está no fundo. Reforce o ensino, durante a atividade, dizendo-lhes que Jesus é poderoso para apagar, do nosso coração, toda a sujeira do pecado.” (Karen Bandeira)

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Lucas 5.17-26. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.