Lição 02 - Deus me protege na tempestade

3º Trimestre: Edição Especial 

Objetivo da lição: Ajudar a criança a vencer o medo de chuvas, ventanias e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.

Para guardar no coração:[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).

Pense...

“O aluno aprende mais facilmente o que lhe causa prazer e satisfação. Um aluno insatisfeito agirá contrariado. O aluno não somente aprende, mas repete aquilo que lhe causa prazer. Quando o efeito de uma coisa é agradável, a pessoa quer repetir a experiência, mas quando é ao contrário, ninguém quer repeti-la. Portanto, aprende-se mais facilmente o que é agradável, e dificilmente o que é desagradável.” (Antonio Gilberto)

Perfil da criança do maternal

“As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar e perguntar. Os sentidos físicos funcionam com toda carga. Eles são nessa época de suprema importância para a aprendizagem. O ensino ilustrativo é de toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão, rimas e movimentos ritmados nos cânticos e exercícios agradam, impressionam o sistema nervoso e este transforma as sensações em movimento. Uma criança vive pelo sentimento, por isso fica quieta apenas alguns instantes.” (Antonio Gilberto)

Ideias para a aula

Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege nos  momentos de chuça forte, ventos e trovões porque Ele é o nosso Protetor. Pedro, João e os discípulos estavam no barquinho, eles eram pescadores e estavam acostumados ao mar, mesmo assim precisaram da proteção do Papai do Céu durante a tempestade.

Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças pintarem o barquinho onde estava Pedro, João e os discípulos. Durante a atividade enfatize o fato de que Deus nos protege do vento, dos trovões e da chuva forte. 

barquinho licao2 maternal

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Marcos 6.45-51. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.