Lição 08 - Deus protege a minha família

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial

Objetivo da lição: Que a criança saiba que Deus guarda a nossa família de todo perigo.

Para guardar no coração:[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).

Pense...

“Deus quer todo o nosso eu, a nossa alma, representada na Bíblia muitas vezes pela palavra coração. A alma pensa, sente, tem vontades, decide e se comporta. Ela une temperamento, caráter, personalidade e comportamentos, e precisa ser submetida inteiramente a Cristo. 

Deus não olha para o que dizemos ou aparentamos ser, mas para o que realmente somos, para o que pensamos, para as intenções das nossas ações, e para cada atitude tomada por nós. 

Ele quer nossa personalidade, nosso eu interior, quer dominar sobre o nosso comportamento intencional, equilibrando nossa vida emocional – Deus deseja a nossa alma totalmente restaurada. E todas estas mudanças só serão possíveis com a nossa permissão” (Elaine Cruz – Equilíbrio Emocional - CPAD)

Cuidado com as crianças

“As pessoas que têm a responsabilidade de educar crianças na faixa etária do maternal, desempenham um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil, pois servem de intérpretes entre elas e o mundo que a cerca. Ao nomearem objetos, organizarem situações, expressarem sentimentos, os adultos estão cooperando para que as crianças compreendam o meio em que vivem e as normas da cultura na qual estão inseridas. Portanto, os diferentes profissionais envolvidos na educação infantil têm uma importante tarefa a cumprir, na tentativa de proporcionar às crianças experiências significativas, que venham a contribuir para um desenvolvimento agradável e sadio. São, portanto, mediadores entre a criança e o meio.

Um aspecto que merece ser considerado neste processo de desenvolvimento, refere-se à participação do adulto na construção da autoestima das crianças. Para que elas adquiram confiança em si mesmas, sentindo-se capazes de realizar algo, é fundamental que sejam aceitas e se sintam queridas pelos adultos” (FILIPE, Jane. Convivendo com crianças de 0 a 6 anos, editora Mediação).

Ideias para a aula

Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu protege a nossa família. Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e na revista do aluno, caso haja tempo, apresente algumas figuras de famílias (você poderá conseguir as imagens em revistas velhas ou retiradas da internet). Diga que nem todas as famílias são iguais, mas o Papai do Céu ama e protege a todas.  Peça que cada criança fale o nome do papai, da mamãe e dos irmãos (caso tenham irmãos). Pergunte o que elas mais gostam de fazer juntamente com a família. Conclua a atividade orando para que Deus abençoe a família de cada aluno. 

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Gênesis 6.13 – 8.22. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.