Lição 11 - Deus dá água

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

Objetivo da lição: Que a criança agradeça a Deus por haver criado a água, e não a deixar faltar.

Para guardar no coração:[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).

Pense...

“Não é difícil entender como a gravidez de Agar a fez menosprezar Sara. Mas isso provocou sentimentos de rancor, e, consequentemente, Sara puniu Agar. Isto motivou sua primeira fuga. Quando ela voltou para junto da família e Ismael nasceu, a esterilidade de Sara deve ter contribuído para a amargura dos dois lados. Quando finalmente Isaque nasceu, Sara provocou qualquer desculpa para expulsar Agar e Ismael. Ela encontrou essa desculpa quando viu Ismael zombando de Isaque. No deserto, sem água e correndo risco da morte de Ismael, Agar mais uma vez, tentou fugir. Ela se afastou para que não tivesse que ver seu filho morrer. Deus, misericordiosamente, interveio. Você já percebeu quão pacientemente Deus opera para fazer com que nossas tentativas de fuga falhem? Você já começou a aprender que a fuga é apenas uma solução temporária? O desejo continuo de Deus é que nós enfrentemos nossos problemas com sua ajuda. Nós recebemos sua ajuda mais claramente em meio a conflitos e dificuldades, e não longe deles” (Bíblia de Estudo Cronológico - CPAD).

Cuidado com as crianças

“A organização das atividades no tempo: rotina

Planejar atividades, fazer uma boa organização do trabalho possibilita ao educador ter uma direção nas coisas que se propõe a fazer, bem como oferece segurança às crianças, permitindo-lhes desde muito pequenas a compreensão de que vivemos num mundo organizado, onde as coisas acontecem numa sucessão do tempo: antes, durante e depois. Organizar-lhes vivência de situações que lhe permitam entender isso, e auxiliá-las também a serem mais independentes em relação ao adulto. O que não significa, porém, que todos os dias devamos fazer as mesmas coisas ou que tenhamos que cumprir exatamente o que havíamos pensado. A variedade de atividades e sua organização no tempo deverão permitir ao professor interagir com as crianças, ao mesmo tempo que poderão servir também para que estas brinquem uma com as outras, realizando também com seus companheiros muitas aprendizagens ” (DORNELLES, Leni Vieira; HORN, Maria das Graças Souza. Convivendo com crianças de 0 a 6 anos. 5.ed. Porto Alegre:  Editora Mediação, 2006, p. 19).


Ideias para a aula

Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu fez a água. Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e na revista do aluno, caso haja tempo, distribua para as crianças uma bolinha de algodão, um copinho plástico de café e um grão de feijão. Utilizando um borrifador com água, peça que as crianças molhem bem o algodão e depois coloquem o grão de feijão. Oriente os pais para que ajudem as crianças a molharem o algodão e acompanharem o crescimento do feijão.  Conclua a atividade orando e lembrando que o Papai do Céu criou a água e que ela é importante para que as plantas cresçam e nos forneçam os alimentos. Sem água não há alimento. 

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Gênesis 21.14-21. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.