Lição 5 - Débora ajuda Baraque e o povo

4º Trimestre de 2020

 

Objetivo da lição: Estimular a criança a empregar sua sabedoria e coragem para ajudar outras pessoas. 

Para guardar no coração:Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te”  (Is   41.6 - ARC).

Seja bem-vindo

Chegue sempre antes das crianças, a fim de ter tudo organizado e evitar agitações desnecessárias. Faça da marcação de frequência um momento agradável, e não estressante.  

Incentive as crianças a louvar ao Papai do Céu, que nos dá coragem, com o cântico escolhido para a aula de hoje. Depois de cantar louvando a Deus ore com as crianças. Sugestão de oração: “Querido Papai do Céu, quando eu tiver de fazer alguma coisa assustadora, confiarei no Senhor para me dar coragem. Com a coragem que o Senhor me dá, farei o que for preciso. Em nome de Jesus, amém”.

Subsídio professor

“Quando uma criança coloca a mãozinha na sua, essa mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate, ou suja, por ter o seu dono andado brincando com o cachorro. Pode haver uma verruga no lado de dentro do polegar, ou um curativo cobrindo uma feridinha no anular.

Mas a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revolver; tocarão muito bem o órgão da igreja, ou farão rodar as máquinas de jogos, que roubam o sustento de mulheres e crianças; tratarão com ternura as feridas de um leproso, ou tremerão com o resultado da degeneração que o álcool produz no cérebro humano.

Agora, essa mãozinha está entre as suas. Está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, e cujo crescimento diário é sua responsabilidade” (Moody Monthly).

Oficina de ideias

Desenhe um escudo numa folha de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Distribua cola e grãos de milho, ou pipoca, para que grudem nele. Converse: Quando os soldados usam escudo? Isto mesmo, na guerra, para se defender. Quem deu coragem aos soldados israelitas para guerrear contra o exército malvado do inimigo? Sim, Deus sempre nos dá coragem para fazer o que é preciso. Débora foi corajosa e ajudou Baraque. 

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Juízes 4. 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.