Lição 6 - O Salvador

1º Trimestre de 2019

A lição de hoje encontra-se em Romanos 6.20-23.

Caro(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito do Salvador. Mas, antes de iniciarmos a nossa reflexão, uma pergunta básica deve ser feita aos seus alunos: precisamos ser salvos de quê? A pergunta, por mais simples que pareça, ainda é motivo de dúvida para os pré-adolescentes nesta fase que estão atravessando. Jesus é o nosso Salvador, isso é fato, mas para muitos é preciso esclarecer as minúcias da salvação que recebemos em Cristo Jesus. Então, algumas dúvidas podem ser sanadas a partir desta lição. Reproduza as perguntas em um cartaz e deixe fixado num local de fácil visualização (mural, quadro, etc.) para que os seus alunos e os demais que visitarem a classe ao longo do trimestre tenham acesso a estas informações:

Perguntas e respostas:

a. O que é pecado?

R: Significa errar, transgredir os padrões de Deus. Toda desobediência aos mandamentos ordenados por Deus é pecado.

b. O que significa pecado original?

R: Por pecado original entendemos que se trata do pecado herdado de nossos primeiros pais, Adão e Eva, o qual passou a toda criatura humana.

c. Por que precisamos ser salvos?

R: Por conta do pecado a humanidade tornou-se separada da comunhão com Deus (Rm 3.23). Desde então, tornou-se necessário a provisão de uma salvação para livrar o homem da condenação e morte eterna.

d. Qual a solução oferecida por Deus para resolver a questão do pecado?

R: Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu Filho Unigênito para ser crucificado a fim de que todos os que cressem em sua obra sobre a cruz, alcançassem o perdão de seus pecados e fossem salvos mediante a fé (cf. Jo 3.16).

e. Qual o único meio pelo qual podemos ser salvos?

R: Mediante a fé em Jesus Cristo (cf. At 4.12).

f. Jesus é o Salvador. Como Ele pode realizar a salvação de uma pessoa?

R: À medida que o pecador reconhece a sua condição de pecado, confessa a Cristo como seu Salvador pessoal e obedece honestamente aos mandamentos da Palavra de Deus, o Espírito Santo opera em sua vida a regeneração espiritual (cf. 1 Pe 1.22,23).

g. Qual o preço pago pela salvação?

R: A morte de Cristo sobre a cruz, conforme afirma o apóstolo Paulo aos Colossenses: “e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz” (2.14).

Providencie folhetos que apresentam o Plano da Salvação e entregue aos seus alunos. Explique cada etapa do Plano e diga-lhes que devem pregar a Palavra da Salvação para um amigo. Que Deus abençoe e boa evangelização!

Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações. CPAD. 

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.