Lição 1 - Chegou o Salvador

3º Trimestre de 2019

A lição de hoje encontra-se em: Lucas 2.1-20.

Olá caro(a) professor(a)

Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus e esperamos que os seus alunos estejam amadurecendo na fé. Neste trimestre vamos estudar a respeito da pessoa de Jesus, o nosso Salvador. Na fase em que seus alunos estão vivendo, é importante que eles saibam com propriedade, quem é Jesus e porque o chamamos de Salvador. Jesus não é somente o Filho de Deus, mas o nosso Salvador pessoal. Existe uma relação pessoal de Cristo com cada um de nós no que diz respeito a nossa entrada no Reino de Deus. Foi Ele quem entregou a própria vida em nosso lugar a fim de nos salvar. Ter essa certeza em nossos corações e manter esse relacionamento com Cristo é de suma importância para a vida espiritual de seus alunos. Para tanto, é imprescindível que seus alunos conheçam algumas verdades a respeito do Salvador:

“O Salvador... Cristo, o Senhor. Na ocasião do seu nascimento, Jesus é chamado ‘Salvador’. (1) Como Salvador, veio nos libertar do pecado, do domínio de Satanás, do mundo ímpio, do medo, do pecado, da morte e da condenação pelas nossas transgressões (ver Mt 1.21 – nota). (2) O Salvador também é ‘Cristo, o Senhor’. Foi ungido como o Messias de Deus, e o Senhor que reina sobre o seu povo (Mt 1.1 – nota sobre o nome de Cristo). Ninguém pode ter Cristo como Salvador, enquanto o recusar como Senhor. 

Cristo. O termo ‘Cristo’ (gr. Christos) quer dizer ‘ungido’. É a forma grega do hebraico ‘Messias’ (Dn 9.25,26). (1) Desde o início do seu Evangelho, Mateus afirma que Jesus é o Ungido de Deus, ungido com o Espírito Santo (cf. Is 61.1; Lc 4.18; Jo 3.34; At 10.38. (2) Foi ungido como Profeta, para trazer conhecimento e verdade (Dt 18.15); como Sacerdote, para oferecer o supremo sacrifício e expiar nossas culpas (Sl 110.4; Hb 10.10-14); e como Rei, para governar, guiar e estabelecer o reino da justiça (Zc 9.9). 

Jesus. Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa ‘O SENHOR salva’ (Js 1.1). O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v. 21). O pecado é o maior inimigo da raça humana, arruinando a vida e a alma da pessoa. Através da morte expiatória de Jesus e do poder santificador do Espírito Santo, quem vem a Jesus é libertado da culpa e da escravidão do pecado (ver Jo 8.31-36; At 26.18; Rm 6; 8.1-16)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 1386-87, 1503-04).

Leve estas informações para os seus alunos e pergunte se eles sabem o que significa cada termo. Em seguida, responda explicando os termos e pergunte a cada um se possui em seu coração a certeza de que Jesus é o seu Salvador pessoal. Reforce que Ele se torna o nosso Salvador a partir do momento que submetemos as nossas vidas ao seu senhorio.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.