Lição 12 - Namoro no Tempo Certo

4º Trimestre de 2019

A lição de hoje encontra-se em: Eclesiastes 3.1-8. 

Caro(a) professor(a),

A lição desta semana trata de um assunto muito polêmico entre os pré-adolescentes: namoro. Talvez você possa se perguntar: como assim? Não é muito cedo para tratar deste assunto com meus alunos? Acontece que com o advento da internet as informações circulam cada vez mais rápidas. Isso faz com que muitos pré-adolescentes tenham acesso cada vez mais cedo a todo tipo de informação. Hoje em dia é possível aprender qualquer coisa de qualquer lugar a qualquer hora do dia. Basta ter um pequeno computador ou mesmo celular com acesso à internet e pronto, seus alunos saberão tudo a respeito de namoro. 

Por esse motivo, professor, você exerce um papel importantíssimo na formação de seus alunos. Mesmo que tenham acesso a qualquer tipo de informação, seus alunos procurarão você para pedir um conselho a respeito do que estão sabendo. Mas para que isso de fato aconteça é fundamental que haja afinidade entre vocês. Seus alunos só se abrirão se, de fato, souberem que podem confiar em você.

À medida que seus alunos sentirem-se confortáveis, certamente, conversarão com você sobre a área sentimental. Esteja em oração para que o Senhor conceda-lhe a sabedoria necessária. É bem provável que muitos ainda não estejam amadurecidos ou sintam-se constrangidos em dividir um assunto tão particular com você. Então, seja respeitoso e não obrigue seus alunos a falarem o que não querem somente porque este é o assunto da aula de hoje. Na verdade, este é um assunto que você deve tratar com maiores detalhes em particular com aqueles alunos que decidirem se abrir, salvo se alguém quiser compartilhar alguma experiência ou testemunho com os demais em classe. Mostre para a turma, sempre de maneira respeitosa, os princípios da Palavra de Deus a respeito de um relacionamento e que este deve ser vivido no tempo certo.

Mas, afinal de contas, o que é namoro? De acordo com Valquíria Salinas, na obra Mente Saudável para o Adolescente (2017, p. 145):

O namoro é uma oportunidade muito boa para conhecer o outro de maneira mais segura, e também é uma oportunidade de amadurecimento antes de assumir um casamento. Faz-se necessário que os jovens tenham uma noção real do que é um relacionamento a dois. [...] O namoro oferece aos jovens a oportunidade de se conhecerem melhor e aprenderem a se relacionar com as pessoas. Através do namoro você poderá descobrir se é inseguro, que precisa amadurecer, isso se você se permitir, for sincero com você mesmo, então viverá um momento muito rico e cheio de descobertas internas que contribuirão não somente em seu futuro casamento, como nas diversas formas de relacionamento social. 

E, por fim, o namoro é uma etapa da vida de seus alunos que será fundamental para que conheçam a pessoa ideal com quem decidirão construir uma família. Neste caso, ainda não é tempo de seus alunos se preocuparem com isso, porquanto, ainda são muito novos. Entretanto, é importante alertá-los quanto aos perigos de aderirem a um relacionamento tão cedo.

A vida é feita de etapas que não devem ser queimadas, pois as funções emocional, física, psicológica do organismo humano precisam estar amadurecidas para que tudo seja desfrutado em seu tempo e em obediência à Palavra de Deus. Qualquer decisão antes do tempo pode acarretar em sérios problemas, e até mesmo em situações que tomam proporções irreversíveis.

Sendo assim, professor, alerte seus alunos a respeito de tais cuidados que servem de prevenção, pois é melhor a prevenção do que a medicação. Converse com eles e pergunte o que pensam sobre o assunto. Leve para a sala de aula uma fruta, pode ser uma manga, banana ou qualquer outra que esteja amadurecendo. Mostre que há um tempo determinado para todas as coisas e seus alunos devem esperar o tempo certo. Explique também que assim como a fruta retirada da árvore antes do tempo não tem o sabor esperado, um relacionamento antes do tempo também não pode ser desfrutado com satisfação e alegria que merece.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.