Lição 1 - A Manifestação do Espírito na Igreja

2º Trimestre de 2020

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.4-7,12.

Prezado(a) professor(a),

Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus. O tema que vamos estudar: “Dons Espirituais e Fruto do Espírito”, tem como proposta, ensinar seus alunos como ocorre a manifestação do Espírito Santo na igreja e qual a relação que existe entre os dons e o Fruto do Espírito. Desde já é importante que seus alunos entendam que os dons são para a edificação do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja. De outro modo, o Fruto está ligado diretamente com a forma como o crente se relaciona com Deus e com as pessoas à sua volta.

Nesta primeira lição veremos que Deus se manifesta de várias formas no seio da igreja. Deus não está apático em relação ao seu povo. Ele conhece todas as necessidades dos seus servos, sejam elas materiais ou espirituais. Para os seus alunos, talvez este não seja um assunto tão conhecido, então esta é uma oportunidade maravilhosa para que compreendam que Deus tem o propósito de conceder-lhes dons e sabedoria para ministrarem na igreja. Além disso, o Senhor quer que cresçam não somente fisicamente, mas, principalmente, espiritualmente em sua presença.

Dentre as funções do Espírito, uma delas é revelar Cristo ao coração da sua Igreja. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1530) discorre:

Como uma das missões atuais, o Espírito Santo toma aquilo que é de Cristo e o revela aos crentes (Jo 16.14,15). Isto quer dizer que os benefícios redentores da salvação em Cristo nos são mediados pelo Espírito Santo (cf. Rm 8.14-16; Gl 4.6). O mais importante é que Jesus está bem perto de nós (Jo 14.18). O Espírito nos torna conscientes da presença pessoal de Jesus, do seu amor, da sua bênção, ajuda, perdão, cura e tudo quanto é nosso mediante a fé. Semelhantemente, o Espírito atrai nosso coração para buscar ao Senhor com amor, oração, devoção e adoração (ver Jo 4.23,24; 16.14).

Aproveite a oportunidade e convide seus alunos para buscarem a Deus através de um período de consagração. Pode ser um sábado pela manhã ou reserve um momento mais cedo, antes da Escola Dominical, para que possam orar e jejuar em prol da sua vida espiritual. Deus se alegra quando o buscamos de todo o nosso coração. Estimule seus alunos a terem uma vida de oração e leitura da Palavra. Saiba que isso trará grandes resultados para o Reino de Deus.

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.