Lição 3 - O Dom da Palavra da Ciência

2º Trimestre de 2020

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8; Efésios 3.4,19,19.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana aprenderemos concernente a um dom que é muito predominante na obra de Deus: o dom da Palavra da Ciência. Apesar de aplicado com frequência na igreja, muitos desconhecem o seu real significado e importância. Outros até confundem e chamam este dom de revelação ou visão. A Bíblia, porém, declara que estas são manifestações sobrenaturais do dom da Palavra da Ciência, outorgado por Deus.

Seus alunos estão em uma fase de aprendizado quanto às escolhas. São muitas informações que circulam a todo o momento, seja entre os amigos ou mesmo nas redes sociais. É o mundo tentando influenciar seus alunos a tomarem decisões de maneira precipitada. Mas Deus tem uma palavra de orientação e deseja revelá-la aos seus servos.

Verdade é que nem sempre Deus revela algo a respeito de alguma circunstância diretamente à pessoa que carece de orientação. Em muitas ocasiões o Espírito Santo usa outras pessoas que não possuem conhecimento de causa para trazer um conselho ou revelação aos que precisam recebê-la. De acordo com BERGSTÉN (1999, p. 111):

Esse dom consiste em penetração nas profundezas da ciência de Deus (cf. Ef 3.3), pelo qual podemos saber (cf. Ef 3.18,19) aquilo que, pelo entendimento humano, jamais poderíamos alcançar (cf. 1 Co 2.9,10). Enquanto o dom de ciência penetra nas profundezas da ciência de Deus, o dom de sabedoria nos faz aptos a expô-la com palavras que o Espírito Santo ensina (cf. 1 Co 2.13). Vejamos algumas manifestações deste dom:

Constitui uma potência no ministério de ensino, pois manifesta aquilo que Deus fez por nós através da sua graça (cf. Tt 2.11), e ajuda o ensinador a comunicar ‘algum dom espiritual’ (Rm 1.11), revelando os mistérios de Deus. [...] Esse dom também revela aquilo que está oculto aos olhos do homem (cf. 1 Sm 16.7; Jo 2.24,25; 1 .47,48; 4.16-18; 2 Rs 5.27). Pelo dom é revelada a ciência sobre os assuntos relacionados à vida material (por exemplo, Jesus: Mt 17.27; Mc 14.15; 11.2,3; Samuel: 1 Sm 9.15-20; 10.21-27; Eliseu: 2 Rs 6.10-12 e Paulo: At 27.10).

Caro professor, seus alunos precisam conhecer as diversas formas como Deus se manifesta na igreja. Até porque eles estão crescendo em um ambiente pentecostal, onde há muitas manifestações espirituais. Mostre aos seus alunos que Deus opera de forma sábia e organizada. Seus dons não têm a intenção de trazer confusão, mas sim edificação espiritual para sua igreja. Portanto, é fundamental que aprendam de que forma se manifestam os dons distribuídos pelo Espírito Santo.

Para reforçar o aprendizado, escreva no centro do quadro a palavra ciência. Em seguida, peça aos alunos para explicarem o que significa esta palavra. À medida que os alunos forem falando, risque uma seta e escreva a observação dos alunos em uma frase. A ideia é construir um “mapa conceitual” a partir da contribuição dos alunos. Você, professor, é responsável por filtrar as informações e anotar da forma correta até que o significado da palavra esteja bem explicado no mapa.

Tenha uma boa aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.