Lição 11 - O Fruto do Espírito

2º Trimestre de 2020

A lição de hoje encontra-se em: Gálatas 5.22-25.

Prezado(a) professor(a),

A lição desta semana trata a respeito do Fruto do Espírito. Veremos que além da importância dos dons espirituais e ministeriais na edificação da igreja o testemunho cristão é indispensável para o amadurecimento da fé. Nos dias atuais quase não se enfatiza a importância de um bom testemunho. Muitas vezes foge da percepção da igreja que os dons espirituais, embora tenham grande relevância, devem estar acompanhados da prática da Palavra de Deus (cf. 1 Co 12.31).

Ter uma vida espiritual equilibrada e profunda com Deus não se mede pela quantidade de dons e talentos que uma pessoa possui, pois isso é fruto da graça divina. O que de fato define se estamos alcançando a medida certa da fé é o nosso nível de prática da Palavra de Deus e isso não se adquire com tempo de crente ou frequentador de igreja, e sim correspondendo ao evangelho de Jesus Cristo (cf. Jo 14.15-21).

Ao tratar a respeito do Fruto do Espírito o apóstolo Paulo menciona características que devem ser encontradas em todos os que são guiados pelo Espírito de Deus. Vejamos com maiores detalhes em que consiste cada virtude, conforme discorre o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1803):

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama ‘o fruto do Espírito’. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14; cf. 2 Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2 Pe 1.4-9). O Fruto do Espírito inclui:

(1) Caridade (gr. agape), isto é, o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1 Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14). 

(2) Gozo (gr. chara), isto é, a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que creem em Cristo (Sl 119.16; 2 Co 6.10; 12.9; 1 Pe 1.8; ver Fp 1.14); 

(3) Paz (gr. eirene), isto é, a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1 Ts 5.23; Hb 13.20).

(4) Longanimidade (gr. makrothumia), isto é, perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2 Tm 3.10; Hb 12.1).

(5) Benignidade (gr. chrestotes), isto é, não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1 Pe 2.3).

(6) Bondade (gr. agathosune), isto é, zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).

(7) Fé (gr. pistis), isto é, lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1 Tm 6.12; 2 Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).

(8) Mansidão (gr. prautes), isto é, moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2 Tm 2.2; 1 Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf.  2 Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, Nm 12.3 com Êx 32.19,20).

(9) Temperança (gr. egkrateia), isto é, o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1 Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

O ensino final de Paulo sobre o Fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

Com base no conhecimento de cada virtude do Fruto do Espírito, converse com seus alunos e pergunte sobre quais virtudes eles encontram mais dificuldade em produzir e quais eles sentem mais facilidade. Peça que justifiquem a resposta.

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