Lição 9 - A Multiplicação da ciência

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

A lição de hoje encontra-se em: Daniel 2.20, 21; 12.4b; 1 Coríntios 13.2, 8.

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que o avanço da ciência trouxe muitos benefícios para a sociedade. O progresso já havia sido previsto na palavra de Deus, chegaria um tempo em que experimentaríamos as mudanças trazidas pela multiplicação da ciência (cf. Dn 2.20, 21). Estamos vivendo neste tempo, muitas mudanças que seus alunos experimentam nos dias atuais, certamente, não fizeram parte da sua infância, caro professor. Neste contexto, é importante pensar que o formato como fazemos uso da tecnologia ou a velocidade como acessamos as informações não podem afetar a maneira como nos relacionamos com Deus e com o próximo. As facilidades da tecnologia não podem distrair os que servem a Deus de modo que nos esqueçamos da nossa responsabilidade como igreja. 

Para refletirmos nesta aula sobre o assunto vale destacar novamente que a ciência em si não é contraria à Palavra de Deus. O grande problema é quando pessoas mal intencionadas utilizam a ciência para negar a existência do Criador ou mesmo rejeitar a sua ajuda. O avanço tecnológico é uma bênção, fruto da inteligência humana, concedida por Deus. Mas esta capacidade divina precisa ser usada para o beneficio da sociedade e não para promover o pecado.

É importante enfatizar que o uso das tecnologias como o avanço de celulares smartfones, computadores de alta resolução, sem contar a velocidade da internet e o acesso a todo tipo de informação na palma da mão influenciam no comportamento da sociedade. Os adolescentes, por exemplo, são os mais afetados, inclusive pela preocupação exacerbada com a própria imagem ou com a opinião alheia. De outro modo, o progresso tecnológico melhorou os meios de comunicação, de transporte e até mesmo a forma como aprendemos. 

Embora a inovação tenha trazido inúmeros benefícios um ponto importante que deve ser observado pelas famílias diz respeito ao relacionamento com Deus. É fundamental que seus alunos compreendam que não devemos permitir que essa quantidade enorme de tecnologia que nos cerca venha nos privar de orar, ler a Bíblia e compartilhar das amizades que Deus nos concedeu na igreja (1 Tm 4.13). Apesar de estarmos passando por um tempo de distanciamento social devido à pandemia do Coronavírus, esta é apenas uma fase que logo há de passar e a nossa comunhão e comunicação com os demais irmãos deve permanecer intensa.

Aproveite a aula desta semana e converse com seus alunos sobre a forma como eles fazem uso das tecnologias no dia a dia. Você pode promover uma sala de bate-papo online e conversar com seus alunos sobre o conteúdo desta semana. Faça algumas perguntas sobre a aula e procure discutir de que forma a inovação tecnológica ou progresso científico influencia na nossa relação com Deus e com os irmãos.

Tenha uma excelente aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.