Lição 10 - A Destruição do Meio Ambiente

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial

A lição de hoje encontra-se em: Gênesis2.4, 5; 2.15; Salmos 104.5, 6, 24,31, 32.

Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre a responsabilidade outorgada por Deus ao homem de cuidar do nosso planeta. Devido ao progresso e a industrialização a natureza tem sofrido muito com o passar dos anos. Isso se deve ao interesse do homem em explorar a natureza e retirar dela os recursos necessários para a sua subsistência. Todavia, a motivação para a extração dos recursos não é apenas melhorar a qualidade de vida, mas também a ganância pelo enriquecimento.

Falar sobre a preservação do meio ambiente com seus alunos é fundamental na fase em que estão vivendo. Seus alunos precisam aprender sobre o cuidado socioambiental e o uso inteligente dos recursos da natureza. Caso contrário esses recursos poderão se esgotar ou pelo menos tornar-se-ão escassos. Mas a nossa responsabilidade em cuidar da natureza vai além da responsabilidade socioambiental. É preciso zelar pelo meio ambiente porque esta é uma ordenança de Deus.

Quando Deus instituiu o homem no jardim do Éden, Ele ordenou a Adão que cuidasse e lavrasse o jardim (Gn 2.15). De acordo a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 35):

Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo em perfeita comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi lhe dada a responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por causa da desobediência de Adão e Eva (Gn 3.6, 14-19; Is 43.27; Rm 5.12).

Infelizmente a humanidade seguiu por um caminho errado e a natureza deixou de ser administrada para ser destruída. Devido à ganância pelo dinheiro o meio ambiente tem sofrido a degradação constante. O distanciamento de Deus tem corrompido a visão da humanidade no tocante à responsabilidade outorgada por Deus para cuidar do meio ambiente. Somente a graça de Deus e o conhecimento da verdade podem renovar o entendimento do homem para que ele entenda que a preservar a natureza é zelar pelo bem-estar próprio e das próximas gerações.

Aproveite a ocasião e divida a classe em grupos. Eles deverão pesquisar em jornais e revistas reportagens que tratam sobre os cuidados com o meio ambiente. Os grupos deverão preparar cartazes que trazem essas matérias e quais os esforços que têm sido realizados no intuito combater a degradação do meio ambiente.

Tenha uma ótima aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.