Lição 13 - No meio do fogo cruzado

3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 13.2, 4-10.

Olá prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que muitas vezes somos confrontados com opiniões contrarias à nossa, no que diz respeito à fé. Como ressaltamos no inicio deste trimestre, a fé e a ciência são conhecimentos que andam juntos, afinal de contas, foi o próprio Deus quem proveu a inteligência humana. Infelizmente, temos de lidar com pessoas mal intencionadas que usam o conhecimento da ciência e do mundo para negarem a fé e a soberania de Deus sobre a sua criação.

O grande dilema desta lição é mostrar a seus alunos que a diferença não está no fato de sermos perseguidos. Afinal de contas, o próprio Senhor Jesus foi perseguido e admoestou seus discípulos de que também sofreriam perseguições por causa da pregação do evangelho. No entanto, é importante ressaltar que a perseguição é um fato, mas o mais importante é a forma como lidamos com ela. Nem sempre seremos aceitos nos lugares que frequentamos ou a nossa opinião será bem-vinda. Por conta disso o crente deve se precaver e buscar ter a sua palavra temperada com sal, como afirma as Escrituras Sagradas (cf. Cl 4.6). Isso significa que a nossa opinião deve ser sempre equilibrada, na proporção certa, de modo que não sejamos inconvenientes com as pessoas que nos cercam, mas também não precisamos estar acuados em defender a nossa fé. Basta sabermos expor nosso pensamento cristão sem ofender ou obrigar as pessoas a aceitarem o que dizemos.

É importante ressaltar que o nosso código de ética é a Palavra de Deus. Seja qual for a situação o servo de Deus não se utiliza da ciência para embasar a sua opinião, pois acreditamos no que dizem as Escrituras Sagradas, e isso nos basta como verdade absoluta. É uma questão de fé, acreditar ou não na Bíblia. Embora a ciência tenha a sua forma de explicar os eventos de formação e desenvolvimento da natureza isso não significa que o Criador tenha de ficar de fora. Ele sim é o protagonista de toda a criação e não deve ser ignorado. O que a ciência faz, muitas vezes, é comprovar o que a Bíblia já afirma a muito tempo.

Aproveite a lição desta semana para resumir a relação ciência X fé. Reforce que Deus não quer que vivamos numa eterna relação de oposição com a ciência, mas saibamos discernir os limites definidos pela Palavra de Deus. Aproveite e construa com seus alunos uma pesquisa que mostre de que forma a ciência comprova o que a Bíblia já dizia a muito tempo. Será uma pesquisa interessante que você poderá discutir os resultados com seus alunos em sala de aula!

Boa aula!

Cadastre-se e receba ofertas e novidades por e-mail.